Hepatites Virais

A Hepatite é uma doença contagiosa, caracterizada por uma inflamação do fígado. No Brasil, os vírus mais comuns são: A, B, C e D. Observe:

No Brasil, muitas pessoas são portadoras dos vírus B e C, e, em muitos casos, não tem consciência disso. É muito importante a procura por médicos para realização de exames de rotinas que detectem o vírus, antes que a doença evolua para o estágio crônico, podendo se transformar em uma cirrose ou câncer.

Além desses, existe ainda, o vírus E (VHE), mais frequente na África e na Ásia.  A forma mais frequente de contaminação e sintomas deste vírus se iguala ao da hepatite A (transmissão fecal-oral). O diagnóstico é realizado por exame de sangue, no qual se procura por anticorpos anti-HEV. Na maioria dos casos, a doença não necessita de tratamento.

Os vírus A e E apresentam-se somente no estágio agudo e não evolui para formas crônicas, ou seja, permite recuperação completa, eliminando totalmente o vírus do organismo.

Se confirmada a infecção, o profissional de saúde indicará o tratamento mais adequado para cada caso, de acordo com a saúde do paciente. O diagnóstico precoce da hepatite amplia a eficácia do tratamento.

Resumo:

Prevenção

Não deixe de procurar um médico e solicitar exames!

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a melhor forma de prevenção é tomando as doses de vacina contra as hepatites A e B, que oferecem proteção por 10 anos.

O Ministério da Saúde oferece a todo jovem de até 24 anos vacina contra o tipo B. Populações vulneráveis podem tomar as duas injeções existentes.

A falta de imunização permite a doença atacar o fígado de forma mais agressiva, desde a lesão hepática agravada até a forma fulminante.

E não é só isso, os vírus pode ir podem ir mais além, alguns, não considerados “vírus de hepatite”, também podem gerar inflamação do fígado (hepatite), assim como o vírus da Mononucleose Infecciosa, o Citomegalovírus e o da Febre Amarela.

Pela Web

Sair da versão mobile