Você sabia que o alecrim também era conhecido como “Símbolo da Lembrança”? Acreditava-se que o mesmo promovia pensamentos claros e aumentava o poder de memória e concentração. Por esse motivo, estudantes usavam na cabeça.
No passado, o alecrim foi muito usado pelos egípcios, gregos e romanos na alimentação, como proteção para espantar os espíritos malignos e as pragas. Também usado como incenso para defumação, como aromatizador para perfumar gavetas e embaixo do travesseiro para atrair pensamentos bons. Não podemos esquecer que o alecrim também era usado para propósitos medicinais.
Resumo:
Características do Alecrim
Rosmarins officinalis é o nome científico da planta que conhecemos popularmente como alecrim. É uma planta originária na Europa e na região do Mediterrâneo.
Sua cor é verde e se assemelha muito a um pequeno pinheiro. Ela cresce em forma de arbusto, suas folhas são pontiagudas e finas. Suas flores são em tom azulado e geralmente desabrocham na primavera. Seu aroma é quente e vigoroso.
O alecrim é uma planta muito usada para efeitos medicinais, terapêuticos, cosméticos e na alimentação.
Propriedades do Alecrim
O alecrim possui propriedades antibactericida, analgésica, antiespasmódico, antioxidante, carminativo, cardiotônico, digestivo, desintoxicante, descongestionante, diurético, estimulante, fungicida e tônico sexual.
Como antioxidante é muito poderoso no combate dos radicais livres, ajuda no tratamento de câncer, principalmente, o câncer de pele.
Efeitos Energéticos do Alecrim
A influência do aroma renova o entusiasmo pela vida, pelo amor, pela clareza e pela liberdade. Ajuda no poder de concentração e aprendizado. Eleva a autoconfiança, a autoestima e a autodeterminação. Ajuda a libertar os bloqueios sentimentais e desperta a criatividade.
Ótimos benefícios do alecrim
O alecrim é bastante usado em diversos tratamentos como a aromaterapia, na fabricação de produtos de beleza para os cabelos, corpo e pele, na culinária como fonte de energia e saúde e no tratamento de doenças.
É recomendado para tratar doenças como dores de cabeça, tontura, vertigens, desmaios, sinusites, rinites, disfunções estomacais e intestinais, bronquite, tosse seca, asma e colesterol.
Como óleo essencial é bastante utilizado para tratamento de enxaquecas de origem digestiva, menstrual, tensão e fadiga mental, dores musculares, reumatismo, artrite e gota.
Contra indicação
É contra indicado para mulheres grávidas e pessoas com problemas de epilepsia.
Como podemos usar o alecrim?
Podemos usar o alecrim na culinária como fonte de energia e saúde para preparar pratos deliciosos e saborosos. O sabor do alecrim fresco ou seco fica perfeito para temperar carne, frango, peixe e carne de porco. Pode ser servido como grelhados ou assados. Dá um toque especial no preparo de sopas, ensopados, molhos e saladas.
Pode ser usado para preparar um delicioso churrasco! Coloque um pouco de alecrim sobre a brasa acesa. Perceberá um perfume no ambiente e na carne. Experimente!
O chá de alecrim facilita a digestão dos alimentos, principalmente, em pessoas com dificuldades.
Como cosmético é fabricado em diversos produtos. Cremes hidratantes para o corpo deixando uma sensação refrescante, além de suave e perfumada.
É usado para escurecer os cabelos por meio de infusão. Você pode preparar uma infusão bem forte dos caules e folhas e passar após a lavagem dos cabelos. Se preferir pode ainda misturar a infusão com um pouco de máscara ou condicionador a base de alecrim. Deixe agir por 20 minutos e enxague.
Chá de alecrim
Preparar em um litro de água fervente juntando duas colheres de sopa da erva e deixar em infusão por 10 minutos. Coe e beba após as refeições.