É um grande paradoxo mencionar que as fibras são importantes na alimentação, uma vez que elas não possuem nenhum poder nutritivo, mas na verdade elas são essenciais em nosso organismo, principalmente, para a prevenção de algumas doenças.
De acordo com as estatísticas realizadas, as pessoas estão a cada dia se alimentando de forma incorreta e consumindo cada vez menos fibras. Para ter uma vida mais saudável e equilibrada, é necessário que as fibras façam parte do cardápio. Vamos entender melhor o motivo dessa grande importância!
Resumo:
O que são fibras?
Chamamos de fibras, os elementos (carboidratos complexos) que fazem parte dos vegetais. As fibras não fornecem nenhum tipo de nutrientes ao organismo, mas são importantes, pois ajudam o bom funcionamento do intestino evitando várias doenças. Existem dois tipos de fibras que são principais: as fibras solúveis e as fibras insolúveis.
Tipos de fibras
As fibras solúveis são fibras dissolvidas em água que atuam para a redução do colesterol e dos níveis de glicose no sangue, além de que proporcionam ao indivíduo mais saciedade.
As fibras insolúveis são fibras que não se dissolvem em água e atuam para o bom funcionamento do intestino colaborando na evacuação, permitindo o aumento no volume das fezes e sua maciez.
Prevenindo doenças
As fibras previnem doenças como diverticulite, inflamação no intestino, prisão de ventre, hemorroidas, câncer de intestinos, prisão de ventre, diabetes, doenças cardiovasculares, ajudam a prevenir o aumento do colesterol e os níveis de glicose no sangue.
A diverticulite é uma inflamação no intestino grosso que causa grande desconforto. Para evitar e prevenir essa doença, os especialistas recomendam uma dieta rica em fibra e beber muita água.
Frutas ricas em fibras
Morango, pera com a casca, mamão, pera, ameixa, laranja, abacaxi, pêssego, uva-passa, figo e damasco.
Dica: a dica da especialista é que as frutas, quando possível, devem ser consumidas com a casca e deve-se também engolir o bagaço.
Outros alimentos ricos em fibras
- Verduras: alface, couve, rúcula, acelga, agrião, aipo, escarola, espinafre, nabo;
- Legumes: abóbora, cenoura e beterraba;
- Cereais: gérmen de trigo, aveia, granola, farelos;
- Integrais: Pão integral, cereais, bolachas com fibras;
- Grãos: Feijão, grão de bico, fava e lentilha.
Funções das fibras no organismo
- Estimulam a mastigação, ajudando na absorção da secreção da saliva e suco gástrico;
- Proporcionam uma sensação de saciedade;
- Regulam o intestino estimulando o seu funcionamento;
- Previnem as hemorroidas, especialmente, em mulheres grávidas;
- Ajudam a emagrecer;
- Ajudam a combater o colesterol
O excesso de fibras na alimentação pode ser prejudicial à saúde devido à redução em absorção de elementos importantes para o desenvolvimento do organismo como o cálcio, o zinco, o magnésio, o fósforo e o ferro.