O check-up é mais que uma bateria de exames, é uma avaliação médica feita baseada na idade, sexo, hábitos, antecedentes e características individuais, ambientais e profissionais.
Ele parte do olhar do médico, analisando a saúde mental e física do paciente em diferentes fases da vida dele.
Essa avaliação serve para detectar doenças antes que elas se manifestem ou ajudar a preveni-las. Isso tudo a partir das informações que os exames fornecem.
Saber de uma doença antes que ela se expresse pode evitar que ela se agrave e garante mais eficácia ao tratamento dela.
Abaixo alguns exames de check-up que devem ser feitos anualmente.
Resumo:
Hemograma
Serve para avaliar a forma e a quantidade de glóbulos brancos e vermelhos, com o objetivo de diagnosticar ou acompanhar certas doenças, como anemia, infecções bacterianas ou virais, leucemias ou inflamações.
Ele pode ser feito em qualquer pessoa, independente do sexo ou da idade.
Não é necessário fazer jejum para realiza-lo, mas recomenda-se evitar exercícios físicos e ingerir bebidas alcoólicas antes desse exame. O paciente deve informar se toma remédios, se está menstruada ou gravida, pois esses pontos podem alterar os resultados.
O sangue é coletado colocando-se uma agulha em uma das veias do braço, mas em casos em que há dificuldade de coleta, como em alguma má formação ou em obesidade, é necessário colher de outro lugar.
Papanicolau
Esse exame deve ser feito em mulheres com vida sexualmente ativa. Ele ajuda a detectar câncer de colo uterino.
Uma amostra do colo do útero é colhida para teste em laboratório, se der negativo por três anos seguidos, a paciente pode repeti-lo a cada 3 anos.
Mamografia e ultrassom de mama
Eles evidenciam a presença precoce de câncer de mama nos seios. Para mulheres entre 16 e 39 anos, é recomendado o ultrassom da mama, e para aquelas entre 40 e 50 anos, é indicada a mamografia.
Ultrassonografia pélvica transvaginal
É recomendável para mulheres que tiveram alguma mudança no exame físico, na menstruação, nas funções hormonais ou que têm dificuldade para engravidar, e apenas se não forem mais virgens.
Esse exame tem o objetivo de analisar como está o útero, os ovários e as trompas uterinas, para garantir que a anatomia desses órgãos esteja normal.
Exame de Próstata
Esse é feito apenas em homens e serve para detectar o câncer de próstata. Existem duas formas de realiza-lo, através do toque e por exame se sangue.
O método do toque é a forma mais barata, antiga e usada. Ela consiste no médico sentir a textura do órgão com o dedo, inserindo-o no reto do paciente.
Já o exame de sangue evidencia o aumento do PSA, que é um hormônio produzido pela próstata. Se ele estiver elevado, pode indicar câncer.
Os homens devem passar por esse procedimento a partir dos 45 anos, mas aqueles que tiverem pessoas na família com essa doença (pai ou irmão) ou com câncer de mama (mãe e irmãs), devem fazer a partir dos 40.