Estudo afirma que ver vídeos de gatos faz bem à saúde
Ver vídeos fofinhos não é apenas perda de tempo, especialistas apontam que o ato é benéfico para a saúde.
Por Rodrigo Duarte
Recentemente foi publicada uma pesquisa onde concluiu-se que assistir vídeos de gatinhos fofos na internet não é somente uma perda de tempo, ou procrastinação, de acordo com uma pesquisa publicada na revista científica “Computers in Human Behavior”, este tipo de vídeo auxilia da melhor forma possível o humor, e ainda aumenta a vontade de trabalhar.
Uma pesquisadora, professora de Comunicação da Universidade de Indiana Bloomington entrevistou mais de 7 mil pessoas sobre o que elas achavam destes vídeos de gato, e como é que eles afetavam o seu humor.
Resumo:
Qual objetivo desta pesquisa?
O maior objetivo desta pesquisa era descobrir se os vídeos de gatos contavam com o mesmo efeito de fazer terapias com animais, ou mesmo se as pessoas se sentem mal depois de assistirem este tipo de vídeo por conta de culpa por estar deixando de trabalhar.
Muitas pessoas acham que este não é um sistema típico e sério de pesquisa, em contrapartida, ver os vídeos de gatinhos é um dos mais importantes usos da internet atualmente. Se quisermos entender os efeitos da internet nas pessoas, não é possível se ignorar estes vídeos.
A grande parte dos participantes revelam que assistem os vídeos para relaxar e também para fugir do estresse do trabalho. Uma análise apontada descobriu que a felicidade em ver os gatos será maior do que a culpa que as pessoas sentirão por procrastinarem.
Com relação aos resultados, estes mostram que após assistir vídeos, as pessoas podem se sentir mais energizadas para trabalhar, e poderão ainda sofrer menos com emoções de trato negativo, entre elas a ansiedade, a irritação e a tristeza.
Esta é uma descoberta que acaba promovendo a ideia de que ver gatos na internet pode realmente funcionar como uma espécie de terapia digital e aliviar o estresse das pessoas, foi o que concluiu a pesquisadora.