As dores de cabeça nas mulheres, principalmente a enxaqueca, estão relacionadas a mudanças nos níveis do hormônio feminino estrogênio durante o ciclo menstrual.
Isso acontece porque os níveis de estrogênio caem imediatamente antes do início do fluxo menstrual da mulher, por isso “enxaqueca menstrual” já é um termo bastante aceito na medicina.
Da mesma forma, a enxaqueca pré-menstrual também ocorre de maneira regular durante ou depois do momento em que os dois hormônios femininos – estrogênio e progesterona – diminuem drasticamente.
Resumo:
Quando Começa A Enxaqueca Menstrual?
Os estudos dizem que geralmente na idade dos 15 anos as meninas podem começar a sofrer de enxaqueca menstrual, e a doença pode se estender até os 35 anos.
Sintomas Da Enxaqueca Menstrual
Os sintomas da enxaqueca menstrual são parecidos com os sintomas da enxaqueca sem aura: começa com uma dor de cabeça latejante unilateral, acompanhadas por náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e sons.
O Que Desencadeia A Enxaqueca Menstrual?
A enxaqueca hormonal, que está relacionada à enxaqueca menstrual, ocorre em vários casos como resultado das pílulas anticoncepcionais e da terapia de reposição hormonal durante a menopausa.
Sabe-se que a frequência dos efeitos colaterais, como a dor de cabeça, diminuiu em pacientes que tomaram pílulas anticoncepcionais que possuem doses mais baixas de estrogênio e nem mesmo ocorreu em quem tomou pílulas com progesterona.
Quais São As Opções De Tratamento Para A Enxaqueca Menstrual?
Os medicamentos comuns usados para parar a enxaqueca menstrual são os medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides, como:
- Orudis
- Advil e Motrin
- Nalfon
- Naprosyn
- Refalen
Geralmente o tratamento da enxaqueca menstrual deve ser iniciado de dois a três dias antes do inicío do períod menstrual e deve continuar até o término do período.
Uma vez que o tratamento é de curta duração, os riscos de efeitos secundários de gastrointestinais é bastante limitado na mulher.
Existem também outros medicamentos que devem ser tomados apenas com prescrição médica contra a enxaqueca menstrual, que são:
- Pequenas doses de remédios que incluam ergotamina
- Remédios beta-bloqueadores, como o propranolol
- Anticonvulsivos, como o valproato
- Bloqueadores do canal de cálcio, como o verapamil
Medicina E Tratamentos Alternativos Para Enxaqueca Menstrual
Diversas pessoas optam pela yoga, pela meditação, pelo relaxamento, pela acupuntura e por sessões de massagem para aliviar ou até mesmo acabar com seus ataques ou crises de dor de cabeça, e essas opções podem ser bastante valiosas contra a enxaqueca menstrual.