Para quem conta com filhos mais velhos em casa, certamente já pode perceber algumas coisas, os adolescentes tendem a comer muito. Isto é natural, já que a necessidade de energia gasta em atividades determinadas em um momento de sua vida, como este, tende a ser maior. Os períodos de maior velocidade de crescimento e transformação do organismo requer grandes quantidades de energia, sendo assim os principais agravantes os dois primeiros anos de vida, e o período de adolescência.
Resumo:
Porque isto ocorre na adolescência?
No período de adolescência temos uma fase de maiores mudanças físicas, tanto para o quesito de desenvolvimento de puberdade, como o corpo infantil que começa a tomar gradativamente formas adultas, além do período conhecido como estirão, que é onde ocorre a mais rápida situação de crescimento entre o menino ou a menina.
Para que o organismo dê conta de tantos gastos de energia, o organismo aumenta de forma instintiva a sensação de fome, o que altera de forma significativa o apetite de jovens, tanto para a quantidade como na qualidade e frequência de alimentação, estas mudanças são ainda mais pontuais no sexo masculino.
Como o adolescente pode se alimentar melhor?
Outra situação comum para os adolescentes é o hábito de comer sem horários definidos, e muitas vezes passar uma tarde inteira diante do computador, consumindo alimentos gordurosos e também tomando bebidas açucaradas, muitas vezes passar longos períodos sem comer nada é um erro comum nesta faixa etária. A orientação correta é procurar realizar de 5 a 6 refeições diárias, a cada 3 horas, com três refeições principais e alguns lanches entre elas. Por isso é fundamental oferecer todo o cuidado e orientação com relação a alimentação ao adolescente para que ele possa viver melhor, mas sem orientar o mesmo como uma forma de punição.