Doenças mais comuns na Primavera
Na primavera existem algumas doenças muito comuns e que aparecem principalmente em crianças em idade escolar e adolescentes? As principais e mais comuns são: Catapora, Roséola, Escarlatina e Eritema Infeccioso. Conheça a causa de cada uma delas, os sintomas e o tratamento.
Por joice
, atualizado em
Resumo:
Catapora
A Catapora é uma doença viral, causada pelo Herpesvirus varicellae que é encontrada principalmente em crianças e poucas em adultos e adolescentes.
Os principais sintomas desse vírus são: dor de cabeça, febre, cansaço e perda de apetite. A catapora é caracterizada pelo aparecimento de bolhas avermelhadas (ou feridas) na pele, principalmente no rosto, tronco que depois de um tempo evoluem para bolhas com líquido cerca de 5 (cinco) dias.
Tratamento
Se alguma criança está com catapora, a primeira coisa que deve ser feita é a higienização das mãos, unhas e depois levá-las ao médico para que se tenha um diagnóstico preciso da doença. As grávidas, e os pacientes que estão em fase de tratamentos como a AIDS e Câncer devem ficar alerta para não contrair a doença.
Se contrair, é necessário fazer repouso absoluto por uma semana para evitar que outras pessoas a contraiam.
Existe uma vacina para a prevenção da catapora criada em 1995 sendo a única e mais eficaz forma de prevenção.
Roséola
A Roséola é uma doença muito comum na fase da infância, entre 0 e 1 ano de idade. Ela começa com uma febre alta sem qualquer outro sintoma, e é causada por um vírus o herpes humano tipo 6 (HVH-6) e 7 (HVH-7) transmitida através da saliva.
Os sintomas são:
Febre alta, entre os 38,3º e 42,2º entre três ou quatro dias.
Coriza: Nariz escorrendo, tosse, leve diarréia, falta de apetite e de energia.
Pele manchada, erupção no tronco e se espalha na direção do pescoço e das extremidades e podem desaparecer em algumas horas ou em três dias.
Tratamento
Não existe um tratamento eficaz para essa doença, mas existem algumas estratégias para aliviar os sintomas. Quando a criança tiver com febre dê bastante líquido a ela, e se a febre estiver um pouco alta, a medique com os remédios recomendados pelo seu medico.
Escarlatina
A escarlatina, outra doença muito comum na primavera é infectocontagiosa aguda provocada pela bactéria Estreptococo beta hemolítico do grupo A, comum em crianças na idade escolar.
Essa bactéria é a mesma que causa outros tipos de doença como a pneumonia, artrite, amidalite, endocardite e outras infecções. Os principais sintomas são:
- Febre alta
- Dor na garganta
- Erupção Cutânea (manchas vermelhas)
- Mal-estar
- Dor de cabeça, no corpo e dor de barriga
- Náuseas e vômito
Tratamento
A melhor forma de tratamento é evitar o contato direto com pessoas infectadas. E o medicamento indicado é a Penicilina, pacientes alérgicos podem recorrer a outros medicamentos como antibióticos (eritromicina), além de analgésicos e antitérmicos para alivio dos sintomas.
E, o período de repouso deve ser de 1 (um) a 10 (dez) dias. Mas, lembre-se a primeira coisa antes de começar a tomar qualquer tipo de medicamento sozinho é consultar sempre um médico especialista.
Eritema Infeccioso
O Eritema Infeccioso, quinta doença ou megaloeritema epidêmico é uma doença infecciosa causada pelo parvovírus B19, mais comum nas crianças e adolescentes. Esse vírus é transmitido pelo contato com pessoas infectadas através das secreções respiratórias ou de mãe para filho durante a gestação.
Os principais sintomas da doença são:
- Febre baixa
- Dor de cabeça
- Dor no corpo
- Mal-estar
- Coceira
- Palidez ao redor da boca
- Manchas em forma de maculopápulas (bochecha vermelha)
Tratamento
Como em todas as doenças causadas por vírus, o tratamento inclui repouso e analgésicos, antitérmicos e anti-histamínicos para alívio dos sintomas.
Recomendações
- Não existe vacina contra o eritema infeccioso. Por isso, especialmente mulheres grávidas e pessoas debilitadas devem evitar o contato com os doentes;
- Crianças devem permanecer em casa nos primeiros dias da infecção. Depois, podem voltar ao convívio social, mesmo que as manchas da pele não tenham desaparecido completamente.