Se manter a linha quando o assunto é comida na casa dos pais já pode ser considerado como uma tarefa complicada para grande parte dos jovens, quem dirá quando eles saem do ninho e começam a viver sua vida independente, morando sozinhos ou com outros jovens. Essa é uma realidade bastante comum de quem vai para faculdade: a má alimentação.
Seja pela falta de conhecimento, de tempo, de dinheiro ou de vontade mesmo, a quantidade de jovens que passa a se alimentar de forma inadequada nessa fase da vida é grande. Para quem se preocupa com sua saúde, confira algumas dicas para tentar manter uma alimentação saudável morando sozinho.
Resumo:
Comece um planejamento
O planejamento é fundamental para as pessoas que moram sozinhas pela primeira vez, especialmente quando elas trabalham e estudam fora. É recomendado criar um cardápio semanal e organizar as listas de ingredientes para que não se perca tempo no supermercado. O cardápio deve ser criado também com base na grana disponível.
Utilize o congelador como aliado
O congelador, para um universitário, geralmente serve para manter aquele hambúrguer ou aquela lasanha pronta esperando para ser devorada. Mas todos sabem que elas não são nada nutritivas. Faça diferente. Cozinhe em um dia no final de semana e congele as porções. Depois, basta colocar no micro-ondas, e a comida caseira rápida estará disponível.
Cuidado com a comida de rua
Comer na rua também acaba se tornando uma realidade. Caso seja impossível fugir, o ideal é dar preferência para os restaurantes que contam com comidas variadas. Cuidado com os lanches rápidos, especialmente os que são feitos com base de pão.
Fique de olho na validade
Os jovens que vão morar sozinhos, muitas vezes, não entendem muito bem como as coisas funcionam. Quando o assunto é comida, por exemplo, muitos abrem a geladeira e sabem que sempre vão encontrar produtos fresquinhos ali dentro. Mas a vida sozinha exige cuidados. Comidas vencem, mesmo na geladeira Portanto, cuidado com aquilo que vai sendo deixado de lado.