Os computadores, videogames e celulares são os melhores amigos da geração atual de adolescentes e jovens adultos, a atividade física acaba ficando facilmente em segundo plano. Além disto, o incentivo dos pais poderá fazer toda a diferença para evitar que o sedentarismo possa virar um hábito para a vida inteira, sempre porém isto deverá respeitar os limites e as preferências dos jovens.
Conforme especialistas no assunto, o ato de gostar de fazer exercícios é a melhor motivação. O interessante é que a pessoa experimente o maior número de atividades possíveis ainda durante a infância, para que possa se identificar com uma. Porém nunca é tarde para que se conheçam e se apresentem novos esportes.
Veja algumas dicas de especialistas e tire agora mesmo seu filho do sofá.
Resumo:
Tudo vai muito além da educação física
Algo comum é os adolescentes não gostarem de praticar atividades físicas, por ter como referência as aulas da escola ou academias que podem ser consideradas para muitos como algo entediante. Uma forma interessante e alternativa de descobrir novas atividades é procurar levar os alunos a clubes ou academias que possam oferecer aulas variadas, como aulas de lutas e dança. O adolescente poderá assistir um pouco de cada aula, além de analisar as características dos alunos e associar este tipo de dinâmica ás habilidades e as preferências que ele possuir.
Os passeios em família
Apenas uma ida a um parque no final de semana poderá ser um grande empurrão para começar a praticar atividades físicas. O aluguel de patins e bicicletas, ou mesmo praticar algum tipo de esporte em grupo poderá servir de grande estímulo para que os adolescentes percebam que os exercícios não são nada desagradáveis como eles pensam.