A dengue é uma das doenças que mais afetam os brasileiros, principalmente no verão, que é a estação onde os mosquitos transmissores do vírus encontram condições favoráveis para sua reprodução. A estimativa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que 50 a 100 milhões de pessoas sejam infectadas anualmente com o vírus, em mais de 100 países de quase todos os continentes, com exceção da Europa.
Os quatro tipos de dengue podem ser adquiridos pelo mosquito, sendo que a doença pode evoluir a um estágio mais grave, conhecido como dengue hemorrágica. Caracterizada pelo elevado risco de morte, o mal hemorrágico deve ser prevenido em todas as suas formas, considerando a gravidade dos quadros de dengue do tipo hemorrágica e sua grande ameaça à vida humana.
A dengue é uma doença séria, que deve ser observada de perto para evitar transtornos, com responsabilidade. Se estiver com suspeita de dengue, você deve buscar uma unidade de saúde e começar um tratamento contra a doença, a fim de preservar sua própria segurança. Confira quais são os sintomas mais comuns da dengue para prevenir riscos da doença:
Resumo:
Sintomas da dengue
Os principais sintomas da dengue clássica, que podem se manifestar entre o 3º e o 15º dia da picada do mosquito infectado, são a febre alta com início súbito, as amplas dores de cabeça, a dor atrás dos olhos (que piora com o movimento deles), a perda do paladar e do apetite, o aumento de náuseas e vômitos, a frequência de tonturas, o extremo cansaço, o surgimento de manchas e erupções pela pele (ocorrem de forma semelhante ao sarampo, podendo aparecer principalmente no tórax e nos membros superiores do corpo) e o desenvolver de moleza e dores no corpo, além de muitas dores nos ossos e articulações.
Já para a dengue hemorrágica, os sintomas são mais persistentes, além de dificuldade respiratória, sede excessiva, palidez, sonolência, confusão mental e sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
Como identificar os sintomas da dengue
Para saber se você tem dengue, busque analisar se os sintomas persistem por mais ou menos uma semana, que é o tempo de incubação do vírus no organismo humano. A dengue hemorrágica pode levar à morte em apenas 24 horas, portanto, qualquer sintoma em sua direção já é de quadro agravado, fazendo necessária a busca por um médico. Exames de sangue ou testes rápidos de medição de amostras podem ajudar no diagnóstico.