Muitas doenças são causadas pela poluição do solo, mas as mais comuns são as verminoses. Podemos encontrar no solo vários vermes, ovos e larvas que infestam o homem por meio de alimentos e por meio da contaminação pela pele. Vamos aprender quais são esses vermes, o que causam no homem e como podemos evitar a contaminação!
Resumo:
Tênia
A Tênia, também conhecida, popularmente, por solitária, é um verme em forma de fita longa e achatada. O corpo da tênia é dividido em anéis chamados proglotes. Um verme adulto pode ter de 800 a 900 anéis. Nos anéis maiores ficam os ovos em número elevado, em torno de 30 000 a 50 000 ovos para cada anel. Em uma das extremidades é localizada a cabeça que é chamada de escólex. Na cabeça, há ventosas e ganchos que se prendem nas paredes do intestino do homem retirando o alimento. Esse verme possui duas espécies: a Taenia solium que é encontrada na carne de porco e a Taenia saginata encontrada na carne de boi.
Como ocorre a infestação?
O homem portador da tênia elimina junto com as fezes os anéis com os ovos. Esses ovos irão contaminar a água e os alimentos que poderão ser ingeridos pelos animais (porco ou boi). Dentro do estômago desses animais, os ovos se desenvolvem formando as larvas que chamamos de cisticercos. Essas larvas atravessam o tubo digestivo chegam ao sangue e se instalam nos músculos do animal. Lá vivem com o aspecto de um grão de ervilha. O homem ao comer a carne contaminada ou malcozida ingere a larva que se desenvolverá em seu intestino, dando origem a uma tênia adulta.
O tratamento é realizado por meio de exames e diagnosticado pelo médico, da mesma forma que a lombriga. O tratamento é feito com remédios, pois a pessoa portadora da tênia come exageradamente, mas continua magra e anêmica.
Para evitar a infestação da tênia devemos tomar cuidados como:
- Cozinhar bastante a carne de porco ou boi antes de consumi-la;
- Construir fossas em lugares que não exista saneamento básico;
- Não defecar em locais próximos a água ou a alimentos que possam ser ingeridos por animais.
Ancilóstomo
O ancilóstomo é um verme com menos de 1 cm de comprimento, que se instala no intestino do homem causando pequenas hemorragias.
Esse verme causa à doença chamada amarelão, pois deixa a pessoa amarela. Devido à perda de sangue a pessoa fica anêmica, fraca e indisposta para cumprir as tarefas diárias. É uma doença comum entre pessoas que trabalham na roça e que andam descalço.
A pessoa infestada pelo verme ancilóstomo elimina os ovos nas fezes. Esses ovos depositados no chão, na areia dão origem a uma larva que viva penetra na pele dos pés. Penetrando nos pés essa larva entra na corrente sanguínea e passa por vários órgãos do corpo humano até chegar ao intestino onde se desenvolve e fica adulta.
Para evitar a infestação do verme devemos seguir o seguinte cuidado:
- Fazer uso de calçados;
Instalar sanitários em regiões que não possuam instalações para que se evite que as fezes contaminem o solo.