No verão, os casos de conjuntivite aparecem com maior frequência devido às altas temperaturas. Nessa época do ano, as altas temperaturas e a umidade do ar são propícias para o desenvolvimento de microrganismos que transmitem a doença. Ninguém quer ser infectado por ela nessa época do ano, não é mesmo? Todos queremos é muito sol, calor e descontração. Conjuntivite, não!
Por esse motivo, devemos ter alguns cuidados para a prevenção dessa doença. Vamos entender melhor do que ela se trata, quais os seus tipos e como podemos evitá-la.
Resumo:
O que é Conjuntivite?
É uma inflamação da conjuntiva ocular (membrana transparente e fina conhecida como o “branco dos olhos”) e do interior das pálpebras.
Quais os sintomas da conjuntivite?
- Olhos vermelhos e lacrimejantes;
- As pálpebras inchadas;
- Sensação de areia ou cisco nos olhos;
- Secreção purulenta (conjuntivite bacteriana);
- Secreção esbranquiçada (conjuntivite viral);
- Coceira;
- Fotofobia (dor ao olhar para a luz);
- Pálpebras grudadas ao acordar.
Quais os tipos de conjuntivite?
A conjuntivite pode ser causada por vírus, bactérias e fungos. Esse tipo de contaminação é extremamente contagioso! Ela também pode ser causada por fungos, mas é mais rara de ocorrer. Geralmente, é causada por acidentes oculares ou por irritação da lente de contato.
A conjuntivite alérgica é a mais comum devido aos seus agentes causadores: a poluição do ar, fumaça, maquiagem, o cloro e outros produtos utilizados em piscina, produtos de limpeza e poeira. Já a tóxica ocorre a partir de uma reação pelo uso de medicamentos (reação alérgica), cloro, fumaça de cigarro, sabão, maquiagem, tinta de cabelo ou spray, por exemplo.
Precauções
Devemos seguir algumas normas de prevenção e higiene:
- Evitar piscina de academias e clubes devido à quantidade de pessoas que utilizam;
- Evitar aglomerações;
- Lavar o rosto e as mãos com frequência (use álcool em gel);
- Não coçaros olhos com as mãos, então, se preciso, utilize lenço de papel;
- Não compartilhar esponjas e maquiagens;
- Trocar as roupas de cama, principalmente, as fronhas e as toalhas;
- Prefira as toalhas e lenços de papel.
Tratamento
O tratamento depende para cada tipo de conjuntivite. A conjuntivite viral é tratada com compressas de água fria e colírios lubrificantes; já a conjuntivite bacteriana é tratada com colírios e antibióticos. A conjuntivite alérgica é tratada com o afastamento do agente causador e cuidados com a higiene. Para todos os casos, um especialista deve ser consultado para identificar e indicar o melhor tratamento.