Conheça alguns sintomas menos conhecidos da Covid-19
Doença pode trazer uma série de consequências para o organismo.
Por Rodrigo Duarte
Com o avanço dos casos da Covid-19 no Brasil, causado pelo novo coronavírus, muita informação está sendo repetida todos os dias nos principais canais de comunicação sobre a doença. Os principais sintomas costumam ser repetidos diversas vezes ao longo do dia, e, nessa altura, já devem ser de conhecimento de todos: tosse, falta de ar, febre e cansaço.
Mas existem alguns outros sintomas que também devem despertar a atenção para um possível caso de doença. Os médicos, com o aumento dos casos, estão começando a perceber alguns padrões que, antes disso, passavam despercebidos.
Confira alguns sintomas menos conhecidos da Covid-19:
Resumo:
Dores musculares
A chamada mialgia pode ser um sinal da Covid-19, principalmente quando chega acompanhada dos outros sintomas mais comuns. Pesquisas recentes detectaram que o sintoma estava presente em quase 1/3 de um grupo de pacientes analisados.
Dores de cabeça
Muitos pacientes também alegam sentirem dores de cabeça que são mais fortes do que aquelas que as pessoas costumam ter no dia a dia, já que este é um dos sintomas mais comuns entre diversas doenças.
Diarréia, náusea e vômito
Um artigo recente publicado em uma revista cientifica aponta que de um grupo de 138 pacientes, 13 acabaram apresentando estes três sintomas. O mais curioso é que eles surgiram entre um ou dois dias antes do aparecimento dos sinais mais graves da doença, como a falta de ar e a febre.
Conjuntivite e secreção ocular
Recentemente, a Academia Americana de Oftalmologia divulgou uma nota afirmando que a conjuntivite pode ser considerada como um sintoma de coronavírus, mesmo ainda sendo considerado como raro. Um estudo publicado pelo periódico científico Journal of Virology analisou outros 30 pacientes. Todos eles apresentavam algum sintoma ocular, incluindo secreção nos olhos, enquanto a conjuntivite foi observada em apenas um caso.
Perde de olfato e paladar
O indício foi incluído na lista dos principais sintomas de alerta para a Covid-19 em alguns países, como foi o caso da França. Isso acontece basicamente em função de uma irritação provocada no nervo olfatório, que leva os cheiros até o cérebro, o que acaba causando o que é conhecido dentro da comunidade médica como anosmia.