Uma das práticas mais recomendadas pelos órgãos de saúde do mundo inteiro para o combate ao novo coronavírus e a COVID-19 é o distanciamento social. Isso se dá especialmente em virtude das características deste vírus, que acabam tornando com que o processo de contaminação aconteça muito rápido.
Mas nem sempre as pessoas conseguem se manter completamente isoladas umas das outras. Em alguns casos acaba se tornando até mesmo impossível ficar longe de alguém que tenha a doença comprovada. Milhares de pessoas contaminadas acabam tendo que conviver com pessoas saudáveis na mesma casa.
Nestes casso, a Organização Mundial da Saúde conta com uma série de recomendações importantes e regras que devem ser seguidas para ajudar a prevenir a contaminação de mais pessoas. Confira algumas delas:
Resumo:
Separe um cômodo só para esta pessoa
Caso seja possível e exista espaço dentro da casa, o ideal sempre é separar um cômodo apenas para a pessoa que está com os sintomas da doença ou para que já está com a doença confirmada. Este local deve ser separado dos demais integrantes da família e contar com uma boa ventilação.
Utilize máscaras
Mesmo que as máscaras sejam recomendadas apenas para os profissionais da área da saúde, especialmente em virtude da falta de equipamento, é fundamental que as pessoas infectadas utilizem máscaras, especialmente quando for se deslocar pela casa e ir em outros cômodos.
Aumente a higienização das mãos
Sempre que a pessoa tiver que sair do cômodo ou quando alguém precisar entrar e sair do local deve higienizar as mãos, de preferencia lavando com água e sabão ou então utilizando álcool 70%.
Desinfete locais e ambientes de uso comum
É fundamental que locais como pia, vaso sanitário e box de banho sejam limpos e desinfectados, de preferência sempre depois que a pessoa que está contaminada utilizar e antes que outros integrantes da casa também se utilizem daquele espaço. É recomendado também que uma limpeza mais profunda da casa, de uma forma geral, aconteça pelo menos duas vezes por semana.