Confira algumas dicas para conciliar estudos e lazer
Saiba como manter o foco nos estudos, mas sem se esquecer de se divertir e relaxar.
Por Rodrigo Duarte
Os estudantes que precisam se dedicar aos estudos ao longo de diversas horas por dia, especialmente aqueles que se preparam para momentos como o vestibular ou o ENEM, sabem que não é nada fácil conciliar com as outras tarefas do dia a dia. Mas especialistas afirmam que direcionar a atenção completamente para os estudos pode acabar fazendo com que o tiro saia pela culatra.
Em determinados momentos, especialmente quando atinge o cansaço, o cérebro simplesmente para de funcionar como deveria. E isso faz com que a capacidade que ele possui de aprender caia bastante. Mas não basta apenas dormir algumas horas no dia e continuar estudando, as pessoas precisam também de alguns momentos de lazer e descanso.
Confira algumas dicas para conseguir conciliar estudos com lazer:
Resumo:
Crie um cronograma
É fundamental criar um planejamento de estudos que tenha um cronograma completo, não apenas levando em consideração os momentos de dedicação e foco, mas principalmente também os momentos de lazer. Eles devem ser previstos, dessa forma será possível encaixá-los na rotina.
Evite ingerir bebidas alcoólicas
Por mais que as pessoas acreditem que a bebida precisa obrigatoriamente fazer parte dos momentos de lazer, isso nem sempre é verdade. Além disso, beber demais pode fazer com que as pessoas acabem ficando com problemas para seguir o cronograma no dia seguinte, atrapalhando toda a semana.
Escolha com cuidado as festas
É importante também escolher com sabedoria quais as festas o estudante vai ir. Priorize aquelas que você mais gosta e deixe de lado aquelas que, muitas vezes, acabam sendo escolhidas apenas como uma forma de fazer social com as demais pessoas.
Assista filmes e séries
Estas também acabam sendo formas de lazer que devem ser contempladas na rotina de qualquer estudante. Além disso, muitos filmes e muitas séries contam com determinados tipos de conteúdos que podem ajudar no estudo em si.