A poliomielite, que também pode ser chamada apenas de pólio, é uma doença viral que se tornou conhecida no mundo especialmente pelo seu poder de se transformar em fatal, especialmente nas crianças. E o assunto voltou a pauta depois que um caso de paralisia em uma criança de 3 anos no Pará passou a ser investigada como um possível caso de poliomielite.
O assunto se tornou importante pois o Brasil não registrava nenhum caso da doença desde o ano de 1989. O motivo da doença ter desaparecido é a grande campanha de vacinação feita em todo o país. Mas, nos últimos anos, a quantidade de crianças vacinadas diminuiu muito, e com isso pode acabar tendo aberto uma porta para o ressurgimento da doença.
Confira alguns fatos importantes sobre a doença que ajuda a entender a poliomielite.
Resumo:
Vírus que afeta o sistema nervoso e a medula espinhal
Ela é considerada como uma doença viral. Depois que ela entra no organismo, ataca camadas de proteínas e gorduras dos nervos. O vírus também pode atingir a medula espinhal e o sistema nervoso, criando o risco da paralisai nos braços e também nas pernas. Caso isso aconteça, este é um estrago que se torna permanente.
Pode atingir qualquer pessoa
Mesmo que as crianças sejam consideradas como público de maior risco, qualquer pessoa, incluindo adultos, pode ter. Um bom e famoso exemplo é o um dos presidentes mais famosos dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, que contraiu o vírus da pólio quando tinha 39 anos de idade.
Sintomas de gripe
Os sintomas iniciais da doença lembram muito os da gripe. Os pacientes geralmente sentem dor de garganta, febre, fadiga, náusea, dores de cabeça e no abdômen.
Não há cura
A vacinação ainda é o método mais eficiente para combater essa que é uma doença considerada sem cura. O que existe atualmente é um conjunto de tratamentos mais modernos que ajudam a aliviar os sintomas e também previnem algumas complicações que as pessoas podem desenvolver.