A sinusite consiste em uma inflamação da mucosa da face – em torno do nariz, maçã do rosto e olhos -, região do crânio composta por cavidades ósseas.
Essa doença pode se manifestar de várias formas, após uma infecção, por exemplo, também quando o indivíduo é alérgico, ou ainda quando exposto a qualquer fator que atrapalhe a drenagem correta de secreção dos seios da face.
Essa doença também pode ser chamada de rinossinusite, pois além do entorno do nariz essa inflamação também atinge diretamente a mucosa nasal.
Suas causas estão ligadas a agentes infecciosos diversos como vírus, bactérias ou fungos, além de fatores alérgicos.
No caso dos fatores alérgicos, a sinusite é causada por motivos como poeira, cheiro forte de uma determinada substância ou choque térmico. Em relação aos outros fatores, as causas estão ligadas a exposição a agentes químicos ou a alterações na anatomia nasal. Fatores mais incomuns como a presença de tumor no local, também podem levar a essa doença.
Nas próximas linhas, focaremos em detalhar um pouco para você das principais maneiras de se tratar essa doença.
Resumo:
Principais remédios para sinusite
1# – Solução salina
Trata-se de um remédio totalmente natural. Misturar água com sal pode ser importante para dissolver as secreções nasais.
Essa solução poderá ser inalada ou pingada no nariz. A mistura deverá conter cerca de uma colher de chá de sal para um litro de água.
Ao pingar, a boca deverá estar aberta, com a respiração sendo realizada por ela.
Para essa solução, também costuma ser indicado o uso da água do mar.
2# – Corticóides nasais
Sprays nasais também podem ser interessantes, pois ajudam a prevenir e tratar a inflamação.
Esses medicamentos deverão ser usados por um longo período de tempo até que façam realmente efeito. Eles, ao contrário dos corticosteróides orais, não possuem riscos se são utilizados em uso continuo. Sendo assim, podem ser utilizados com frequência que não haverá nenhum problema.
3# – Corticosteróides orais ou injetáveis
Nesse caso, só devem ser utilizados quando a inflamação de sinusite for mais grave e mais agressiva.
Entre os exemplos mais utilizáveis estão a prednisona e a metilprednisolona.
Vale lembrar, conforme frisamos no item anterior, os corticosteróides orais são mais agressivos e não devem ser utilizados da mesma maneira que os que foram citados no item anterior.
Os corticosteróides podem provocar sérios efeitos colaterais se forem utilizados por longos períodos, por isso só devem ser utilizados quando os sintomas estiverem bem avançados.
4# – Descongestionantes
Só devem ser utilizados por tempo determinado e com moderação. Se forem usados por um longo período poderão viciar e provocar congestionamento mais grave.
Podem ser adquiridos em farmácias, tanto em forma de sprays nasais como de comprimidos ou líquidos.
5# – Antibióticos
Os antibióticos serão utilizados no caso da sinusite ser contraída por infecção bacteriana.
Esse caso será bem raro, pois não é muito comum a sinusite ser contraída por conta de bactérias.
O ideal é que você só tome esse tipo de medicamento se for indicado pelo médico.