Fumo: Doenças causadas pela Nicotina

cigarro

Quem fuma, sabe que pela frente irá encontrar uma série de doenças que demoram, mas que com o tempo aparecem e podem ser letais. O cigarro começou a ser industrializado em 1840, antes eles eram feitos manualmente como os de palha, hoje, são vendidos livremente (para maior de 18 anos) em qualquer estabelecimento.

O cigarro é composto por milhares de substâncias nocivas à saúde, quanto maior o tempo de fumo, maiores são as chances dessa pessoa desenvolver doenças sérias.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) mais de um terço da população mundial adulta seja composta por fumantes, e cerca de 120 mil morrem vítimas do tabagismo só no Brasil.

Fumantes Passivos

Os fumantes passivos são aquelas pessoas que inalam a fumaça do cigarro sem ao menos ter contato com o tabaco, além disso, existem mais de 2 bilhões de fumantes passivos no mundo, que causam 50 mil mortes ao ano e a fumaça inalada permanece no sangue por 48 horas.

As crianças, ou melhor, os bebês que têm pais fumantes têm 30% de chances de morte súbita no berço, mesmo que os pais não fumem perto dele, o índice dessa criança adquirir asma, bronquite e alergias é ainda maior.

Conheça quais os tipos de doenças que o cigarro causa:

Parar de fumar

Para não adquirir nenhuma das doenças citadas, a melhor solução é parar de fumar, segundo especialistas, o pulmão demora de 2 (dois) a 5 (cinco) anos para limpar os resíduos de nicotina, depois disso a pessoa apresenta melhoras na pressão arterial, na frequência cardíaca e o risco de infarto diminui bastante, e após o período de duas semanas a três meses, o paciente consegue caminhar de forma mais fácil e menos cansativa.

E, para alertar a população sobre os riscos do tabagismo foi criado o Dia Nacional de Combate ao Fumo no dia 29 de agosto.

Para quem não fuma, saiba que experimentar um cigarro pode ser a porta de entrada para este perigoso vício.

Pela Web

Sair da versão mobile