Uma boa notícia surgiu nesta semana diretamente dos laboratórios que estão sendo utilizados para encontrar formas de combater o novo coronavírus. Pesquisadores da Universidade de Utrecht, do Erasmus Medical Center e do Harbor BioMed anunciaram que conseguiram identificar um anticorpo que consegue ser altamente eficaz no combate ao Sars-CoV-2.
O melhor de tudo é que este anticorpo é totalmente humano. A descoberta foi publicada nesta semana na Nature Communications, e pode acabar se tornando um importante passo para o desenvolvimento de tratamentos que sejam específicos para a doença.
De acordo com as informações que foram divulgadas no artigo científico, o estudo focou em anticorpos conhecidos por combaterem o Sars-CoV, que é o causador da Sars, que acabou surgindo na China em 2002. Eles identificaram que um desses anticorpos também é capaz de neutralizar a infecção por Sars-CoV-2, causador da Covid-19, em culturas celulares.
A pesquisa mostrou que este anticorpo consegue ter potencial para alterar o curso da infecção no hospedeiro infectado, bem como apoiar a eliminação do vírus ou proteger o indivíduo não infectado que é exposto ao vírus.
A pesquisa mostra ainda que o anticorpo consegue se ligar a uma propriedade que existe tanto no Sars-CoV quanto no Sars-CoV-2, e isso acabaria explicando como ele consegue ter a capacidade de neutralizar os dois microrganismos.
A equipe ressalta que muito trabalho ainda é necessário para avaliar se esse anticorpo pode proteger ou reduzir a gravidade da Covid-19 em humanos. Ainda assim, os pesquisadores esperam desenvolver o anticorpo e, se possível, viabilizar um tratamento para a infecção causada pelo novo coronavírus.