Canela pode ajudar no controle da Diabetes

Foi publicado na semana passada um estudo brasileiro feito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) no periódico Journal of the American College of Nutrition que apontam uma série de resultados que mostram os benefícios da canela especialmente para as pessoas que possuem diabetes. De acordo com as informações da pesquisa, a especiaria ajudaria a reduzir os índices glicêmicos destes pacientes.

A pesquisa foi feita com os pacientes de diabetes do tipo 2, que é considerada como a mais comum e que geralmente acomete as pessoas com mais de 40 anos de idade. A doença acontece especialmente quando o organismo das pessoas se torna incapaz de usar adequadamente a insulina, que é o hormônio responsável no metabolismo do açúcar.

A associação entre canela e controle do diabetes não é novidade. Mas segundo José Claudio Lira, pesquisador da Universidade Federal do Ceará e autor principal do estudo, os resultados, até então, não eram claros e exigiam maiores investigações. “Foi por isso que, em 2016, deu início à pesquisa durante o meu doutorado”, afirma Lira.

Entre os meses de agosto e setembro de 2019, a pesquisa contou com 140 voluntários diabéticos que já faziam tratamento nas Unidades Básicas de Saúde da região. Os voluntários tinham entre 18 e 80 anos de idade e todos eles tinham índice de hemoglobina glicada (que mede a porcentagem de glicose no sangue” igualo ou acima de 6%.

O grupo de voluntários que ingeriu canela ao longo do período de observação, no qual todos os pacientes foram submetidos a mesma rotina de exercícios e dieta, apresentou uma redução média de 0,21% nos índices de hemoglobina glicada. Já no teste de glicemia em jejum, também utilizado no controle do diabetes, houve uma redução de 10 mg/dL entre os que ingeriram canela.

Pacientes de determinados grupos acabaram apresentando resultados médios melhores, como aqueles que estavam inseridos nas idades entre 40 e 65 anos, bem como aqueles que possuam diabetes há mais de cinco anos.

 

Pela Web

Sair da versão mobile