Cultivar hábitos saudáveis é importante para qualquer pessoa levar uma vida com mais qualidade e equilíbrio. A prática de esportes e exercícios é fundamental para a mente e o corpo, assim como manter uma dieta balanceada.
Para um bom condicionamento físico e mental, é necessário que cada pessoa pratique atividade física. Os resultados variam de pessoa para pessoa, dependendo da quantidade e da frequência de exercícios realizados.
Vamos conhecer o pilates, um exercício que é praticado por muitas pessoas e a cada dia ganha um maior número de adeptos.
Resumo:
O que é Pilates?
O pilates é um método de condicionamento físico e mental que possui uma grande quantidade de exercícios (geralmente são de baixo impacto) o que possibilita aos seus usuários o alívio de dores musculares, bem como o aumento e a aptidão motora, não prejudicando as articulações. O criador desse método é o alemão Joseph Pilates.
Esses exercícios são usados para a recuperação de pessoas que sofreram lesões e precisam de exercícios para reabilitação, assim como atletas e para quem procura uma boa forma de manter o corpo com bem-estar sem prejudicar as articulações, proporcionando excelentes resultados.
O pilates é um exercício que alonga a musculatura de forma dinâmica, além de proporcionar o seu fortalecimento, pois praticando os exercícios, ganha-se força, controle muscular, flexibilidade, equilíbrio, melhora na capacidade respiratória e corrige a postura. Esses exercícios geram um grande bem-estar físico, proporcionando o alívio das dores, a prevenção de lesões, a precisão e eficiência dos movimentos e a reabilitação de movimentos de pessoas que possuem problemas de mobilidade. É uma nova modalidade de exercícios para pessoas possuem deficiência motora resultante de doenças ou de acidentes. Além do bem-estar físico, o pilates também proporciona a conscientização corporal auxiliando no aumento da autoestima.
O pilates trabalha muito com o centro de força, ou seja, utiliza a força muscular proporcionando maior estabilidade e fortalecimento ao corpo como um todo e, principalmente, à musculatura do abdômen. Por esse motivo esse exercício é muito praticado para quem quer ficar com o abdômen definido, enrijecendo a musculatura.
Em se tratando de abdômen, muitas vezes o excesso de volume abdominal está relacionado ao mau posicionamento da coluna, como na hiperlordose lombar. Sendo assim, a melhora da postura não está relacionada apenas à parte estética, mas também com o bom funcionamento dos órgãos vitais e dos sentimentos. É muito importante que você cuide da sua postura para que todo o corpo funcione de forma adequada.