Autismo

AutismoO autismo é uma doença cerebral que afeta a capacidade de uma pessoa de se comunicar e estabelecer relacionamentos interpessoais. Essa deficência afeta mais as crianças desde o seu nascimento, com o diagnóstico nos primeiros anos de vida, sendo mais comuns em meninos do que em meninas.

Apesar da alteração, muitas crianças conseguem manter um relacionaento comum com outras, sua fala e inteligência são inalteradas, mas não são em todos os casos,  algumas por exemplo apresentam retardo mental e atraso no desenvolvimento da linguagem.

Causas

Não existem causas especificas para isto, acredita-se, segundo pesquisas que isso pode ser genético, e alguns podem estar relacionados a uma infecção viral.

Característica de um autista

As características principais de uma criança autista são:

Sintomas

Apesar de não ter suas causas definidas, o autismo tem alguns sintomas que se verificados com antecedência em uma criança, pode levar ao tratamento correto. Veja algumas delas:

Apesar de rodiado por pais e amigos, a criança autista prefere o isolamento, não se relaciona diretamente com ninguém, não abraça, não demonstra carinho e afeto ao próximo. Não gosta de mudanças, e é bastante apeado a objetos familiares e repete continuadamente certos atos, fazendo-os rituais.

A criança pode começar a falar depois de outras crianças da mesma idade, pode usar o idioma de um modo estranho, ou pode não conseguir – por não poder ou não querer – falar nada. Ela pode repetir as palavras que são ditas a ela (ecolalia) e inverter o uso normal de pronomes, principalmente usando o tu em vez de eu ou mim ao se referir a si própria.

Sintomas de autismo em uma criança levam o médico ao diagnóstico, que é feito através da observação. Embora nenhum teste específico para autismo esteja disponível, o médico pode executar certos testes para procurar outras causas de desordem cerebral.

Tratamento

Os tratamentos do autismo são programas que envolvem a criança, a família e os profissionais, sendo indicado começar o mais cedo possível. Os programas abordam as questões sociais, de comunicação e cognitivas centrais do autismo. Os objetivos são traçados de acordo com as dificuldades e habilidades da criança, sendo levada em conta a fase de desenvolvimento em que se apresenta. Geralmente a intervenção comportamental, a terapia fonoaudiológica, ocupacional e psicopedagógica fazem parte do tratamento. Por isso, é muito importante estar atento aos sintomas, principalmente em crianças, e encaminhá-las ao médico especialista.

Pela Web

Sair da versão mobile