A primeira definição para atenção farmacêutica surgiu em 1980. De acordo com a Organização Mundial da Saúde a atenção farmacêutica é um conceito de pratica na qual o paciente é o principal beneficiário das ações deste profissional.
Resumo:
O que é Atenção Farmacêutica?
É um modelo de pratica desenvolvido no contexto da assistência farmacêutica. Compreendem atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e corresponsabilidades na prevenção de doenças e na promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe.
Além disso, é a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia e a obtenção de resultados definitivos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida.
Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificações biopsicossociais, sob a ótica da integralidade das ações de saúde.
O profissional Farmacêutico
O farmacêutico que deseja trabalhar em contato com pacientes deve possuir, uma serie de conhecimentos e habilidades e a atenção ao paciente é uma das mais importantes. Veja outros conhecimentos que esse profissional deve adquirir:
- Conhecimentos de doenças
- Conhecimentos de farmacoterapia
- Conhecimentos de terapia não medicamentosa
- Conhecimento de analises clinica
- Habilidades de comunicação
- Habilidades em monitoração de pacientes
- Habilidades em avaliação física
- Habilidades em informação sobre medicamentos
- Habilidades em planejamento terapêutico
Atenção e Assistência Farmacêutica
Assistência Farmacêutica: Grupo de ações voltadas a promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e seu uso racional.
Atenção Farmacêutica: A provisão responsável de cuidados relacionados a medicamentos com o propósito de conseguir resultados finais que melhorem a qualidade de vida dos pacientes.