Para aqueles que ainda não conhecem a aquaterapia, essa é a melhor maneira e a mais divertida de ficar em forma e com muita saúde e disposição!
Resumo:
O que é a aquaterapia?
A aquaterapia, também pode ser chamada de hidroterapia, é um método terapêutico que utiliza a água em conjunto com diversos movimentos. A aquaterapia é utilizada em pacientes com os mais variados tipos de distúrbios. Também pode ser praticada por qualquer pessoa que queira apenas fortalecer a musculatura e aumentar a resistência.
Quais as doenças que podem ser tratadas?
Vários especialistas indicam a aquaterapia como forma de tratamento para ajudar a tratar doenças como artrite, osteoporose, fibromialgia, escoliose, hérnia de disco, lordose, artrose, fraturas, luxação, lesões de ligamentos e menisco, infecções, tumores, necroses, inflamações, para reabilitações de pessoas com deficiência, distúrbios neurológicos, paralisia cerebral e AVC (derrame). Também é recomendada as gestantes devido às alterações fisiológicas ocorridas no corpo da mulher durante esse período.
A quem se destina?
É destinada para todas as pessoas que possuem algum tipo de distúrbio ou ainda para qualquer pessoa que pretenda fortalecer a musculatura e aumentar a resistência física. Não há limitação de idade, ou seja, qualquer pessoa pode realizar essa atividade, principalmente, pessoa na melhor idade.
Benefícios da Aquaterapia
A aquaterapia deve ser realizada com a frequência correta para que apareçam os resultados esperados. É necessária uma frequência de no mínimo três vezes por semana, com aulas de 30 minutos a uma hora, e os resultados são notados pelo paciente após seis semanas.
A aquaterapia traz benefícios como o alívio da dor e espasmos musculares, o fortalecimento muscular e o aumento da resistência, a reeducação dos músculos, o encorajamento das atividades e o aumento da autoestima; melhora o equilíbrio e a coordenação, ajuda problemas degenerativos nos ossos, articulações e tendões, alivia a ansiedade, a insônia e a tensão, melhora o condicionamento cardiorrespiratório, a postura e imagem corporal.
Os exercícios realizados com a água possibilitam ao paciente a não sobrecarga nas articulações do quadril e dos joelhos. As articulações são poupadas de grandes impactos devido à ação da gravidade dentro da água ser menor. Sendo assim, o paciente pode realizar exercícios que em solo não conseguiriam.
Quando realizamos exercícios ou qualquer outra atividade que sobrecarrega a musculatura adiantamos o seu desgaste e o aparecimento de doenças.
Contra indicação
Antes de realizar qualquer tratamento ou iniciar a prática de qualquer atividade é fundamental consultar um médico para saber qual o melhor tratamento para cada paciente. Lembre-se que nem sempre o que é bom para os outros pode ser bom para você!
É contra indicado para pessoas que estejam com qualquer infecção, dor de garganta ou gripe, problemas renais graves e gastrointestinais que possam ser transmitidos pela água.
Um banho de água quente!
O tratamento é realizado em água aquecida, dentro de uma piscina equipada e preparada para essa finalidade: com elevador para facilitar a entrada e saída do paciente, escada com corrimão, piso antiderrapante e profundidade adequada. A piscina também é equipada com esteira, bicicleta e turbilhão subaquático para a realização dos exercícios. Os exercícios realizados dentro da água dão uma sensação de bem-estar, de realização, de alívio, confiança e motivação.
Consulte seu médico e experimente!