Aumentar a longevidade não é uma questão apenas genética, mas também está ligada a várias outras opções como manter a mente ativa, reconhecer uma alimentação saudável e equilibrada, além de consultar um médico regularmente.
O sabor nas refeições é muito importante para manter uma dieta nutritiva e deliciosa. Antigamente uma pessoa com 50 anos era considerada idosa, mas isso atualmente não acontece, não é mesmo? Hoje uma pessoa com 50 anos é ativa, que trabalha e está esbanjando energia e vitalidade.
Resumo:
Mudança de hábitos
Mas não é à toa que estamos vivendo mais e melhor. Muitos hábitos, inclusive alimentares, foram alterados pelos brasileiros associando a boa alimentação com a prática de esportes e uma vida com maior qualidade e prazer, embora vivamos em um país com sérios problemas na área da educação, saúde, transporte e segurança. Haja saúde para aguentar o estresse e a correria do cotidiano!
Vivemos num país abençoado por natureza e com o privilégio de ter uma quantidade de frutas e legumes que não se tem em muitos outros países. É esperto quem sabe apreciar esses sabores que nos protegem de uma infinidade de doenças. Que tal você também começar a mudar seus hábitos alimentares e na hora da refeição trocar uma lanchonete por uma quitanda ou sacolão?
Alimentos indispensáveis para enriquecer seu cardápio
Para enriquecer o seu cardápio é preciso nutrir seu corpo com certos alimentos indispensáveis, de acordo opinião dos especialistas (nutricionistas e naturopatas). Vamos conhecer quais seriam esses alimentos?
Raízes: as raízes são ricas em fibras digestivas e minerais, como é o caso da cenoura e da beterraba. As raízes possuem enzimas que atuam como alcalinizante (equilibram o ph do sangue); outros alimentos como nabo, rabanete e bardana agem como depurativos eliminando as toxinas causadas por fatores como o estresse e a poluição.
Tubérculos: são alimentos como a batata-doce, mandioquinha e o inhame que são ricos em fibras e carboidratos, além de terem minerais como o potássio e as vitaminas do complexo B.
Ervas: algumas ervas como o tomilho, o manjericão, a sálvia e o gengibre melhoram e fortificam o sistema digestivo evitando a fermentação de alguns alimentos dentro do nosso intestino. Por outro lado, a salsa possui ação diurética e contém vitamina C.
Brotos: geralmente não são consumidos em nossas refeições por falta de hábito alimentar, mas o broto de alfafa, do feijão japonês e do trigo contém vitaminas e minerais que são fonte de energia. São perfeitos preparados em saladas, sucos ou sanduiches.
Muitos outros alimentos podem e devem fazer parte do seu cardápio para que você tenha uma vida mais saudável e com maior qualidade.