Alimentação saudável: os 5 passos para mais disposição diária
Por Victor Palandi
Se tem uma coisa que me orgulho dessa nova geração é como ela tem simples noções, que nós levamos muito tempo para “conseguir” e tantos ainda estão nessa busca… Os jovens se preocupam com o meio ambiente, reciclam seu lixo e se preocupam com a alimentação.
Ter uma alimentação saudável vai muito mais além que para uma questão meramente física, é importante para nossa própria saúde para que assim possamos prevenir uma série de doenças ligadas a má alimentação.
Se você não tem hábitos alimentares lá muito saudáveis, este artigo é o que você precisava! Para te ajudar, selecionamos algumas dicas que te ajudarão a ter uma alimentação mais saudável.
Siga todas, a sua saúde agradece!
Resumo:
1 – Faça de 5 a 6 refeições diárias
Alimente-se com pequenas porções durante o dia, faça lanches, como frutas, barras de cereais, pães integrais e assim você se manterá o dia todo alimentado.
Na hora das pequenas refeições você não “atacará” a comida e assim comerá apenas o suficiente. Quando se faz apenas as refeições principais, seu organismo precisa de muita energia e, assim, você acaba comendo mais do que precisa.
Na hora de montar seu prato, tente preenchê-lo metade com “produtos naturais”, opte por verduras, legumes e vegetais.
2- Consuma 5 porções de fruta e hortícolas por dia
É claro que existem alimentos bem mais saborosos que frutas e hortaliças, por isso “se force a comer” e estabeleça uma meta de mais ou menos 5 porções de fruta e vegetais todos os dias. Aproveite e inclua esses alimentos em sopa ou saladas.
3 – Beba muita água
Beber agua é muito importante para o nosso organismo, por isso, beba no mínimo de 1 a 2 litros por dia – isso ajudará na prevenção do cansaço, enquanto ajuda a eliminar toxinas e mantém as células saudáveis.
Quando você se mantém hidratado, seu organismo funciona melhor e isso fica evidente até na sua pele.
4 – Evite o sal
O sal pode ser o grande vilão na sua alimentação, ele aumenta a pressão arterial e isso pode lhe trazer uma série de problemas, por isso limite o sal pelo menos a 6 g por dia (2.4 g sódio).
5 – Cuidado com açúcares e alimentos gordurosos
Os açúcares aumentam os índices de glicemia do corpo, por isso reduza a quantidade não só do açúcar físico, como de doces e similares. Prefira o mel, uma vez que é um adiante natural.
Reduza a quantidade de gordura na sua dieta, principalmente das carnes e frituras, opte por alternativas com menos gorduras, como carnes brancas e, sempre que possível, prefira grelhados ou assados.
Elimine o óleo e troque-o sempre por azeite, do mesmo modo escolha sempre alimentos que são ricos em fibras.
Deu para perceber que ter uma alimentação saudável depende exclusivamente de você, certo?