10 consequências de uma excelente nutrição
Por Victor Palandi
Os conceitos sobre uma perfeita nutrição estão mudando a cada dia. Foi realizado um grande trabalho pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e uma renomada empresa alimentícia, a fim de se obter uma lista com os dez sinais de uma alimentação saudável e de grande índice nutricional.
A criança brasileira possui grande déficit nutricional, gerando muitas doenças como a obesidade, o retardamento do crescimento e desnutrição infantil, assim como problemas intestinais e taxas altas de colesterol e triglicerídeos, que ocasionam problemas cardíacos.
As 10 consequências positivas que surgem a partir de uma excelente nutrição são: Crescimento adequado, funcionamento regular do intestino, bom apetite, dentes fortes e saudáveis, boa imunidade, peso adequado, disposição para brincar, dormir bem ajuda a acordar bem, pele rosada e cabelos e unhas fortes e saudáveis.
Resumo:
Crescimento adequado
Para o crescimento de uma criança, é necessário que ela consuma o número de calorias necessárias ao seu desenvolvimento, assim como os nutrientes (vitaminas, proteínas e minerais) necessários ao bom funcionamento do organismo.
Funcionamento regular do intestino
Para o bom funcionamento do intestino, é essencial o consumo de água e fibras.
Bom apetite
A ausência de apetite é preocupante, portanto é sinal de doença. Nesse caso, deve-se avaliar o grau de ácido fólico em seu organismo, além de ausência de nutrientes.
Dentes fortes e saudáveis
Para que os dentes permaneçam fortes e saudáveis, é necessário que a criança consuma alimentos que contenham cálcio. O leite na fase do crescimento é muito importante, evitando muitas doenças.
Boa imunidade
A criança deve estar imune a muitas doenças e um corpo forte e saudável é construído com o leite materno e mais tarde com alimentos que contenham zinco e nutrientes.
Peso adequado
Deve-se seguir um padrão de peso. Cada criança ao nascer possui sua massa e deve desenvolvê-lo a partir do seu crescimento. Esse aumento deve ser acompanhado pelo pediatra que saberá se a criança está se desenvolvendo de forma adequada. Cuidado com a obesidade infantil.
Disposição para brincar
A criança deve ingerir alimentos que contêm ferro, evitando assim a anemia. Criança ativa e saudável, brinca.
Dormir bem e acordar bem
O sono equilibra o nosso sistema nervoso, portanto toda criança deve dormir bem para ter um excelente desempenho no aprendizado.
Pele corada
A pele de uma criança deve ser corada, pois a cor é sinal de criança saudável. Se a pele estiver opaca e sem brilho, é hora de procurar um especialista. Pode ser sinal de anemia.
Cabelos e unhas saudáveis
É preciso o consumo de alimentos com cálcio, ferro e zinco para ter unhas e cabelos saudáveis.