Com isso, um público leitor passou a ser formado. Os boletins passaram a ser devorados com muita atenção. Aí entrou a prosa romântica, a poesia e todo o arcabouço literário dos nossos grandes autores.
Também vale destacar que a produção em formato de prosa romântica precisa ser diferenciada da produção de romances. Há a escola do Romantismo, bem como o estilo literário que é narrado em prosa para diferentes escolas. É o caso do romance naturalista ou realista.
Resumo:
Principais características da prosa romântica
A volta ao passado para explicar fatos do presente era um recurso bem utilizado pelos romancistas. Havia sempre altas doses de sentimentalismo, com histórias de amor que rompiam barreiras. O casamento ou a morte dos personagens principais eram desfechos comuns. O amor não realizado era uma forma de dar suspense e elementos interessantes para a trama. O amor era uma forma de purificação.
Nos conflitos narrativos das prosas românticas o herói sempre estava presente. Os elementos de coragem e idealismo eram narrados de diferentes formas. A moral e a justiça sempre eram pregadas como elementos libertadores. As heroínas também tiveram seus papéis. A ideia de bem e mal era muitos fortes nessa escola literária.
A década de 50 e 60 foram as principais searas onde se desenvolveram os autores românticos. Conheça alguns desses principais nomes.
– Teixeira e Sousa
-Joaquim Manuel de Macedo
– José de Alencar
– Manuel Antônio de Almeida
– Bernardo Guimarães
– Alfredo Taunay
– Franklin Távora