4. A arquitetura
Rio de Janeiro foi o palco dos primeiros encontros entre arquitetos brasileiros nos anos 30. Com a influência do arquiteto Lucio Costa, o curso de Arquitetura oferecido pela Escola Nacional de Belas-Artes foi reformulado.
A primeira construção dessa época foi a sede da Associação Brasileira de Imprensa, projetada pelos irmãos Milton e Marcelo Roberto. Foi o primeiro projeto onde foi introduzido o quebra-sóis de concreto armado, que tem a função de conter a luz e regular a o calor.
Em São Paulo, o arquiteto Álvaro Vital Brasil marcou a arquitetura moderna brasileira projetando o Edifício Esther, o primeiro prédio moderno de apartamentos no centro de São Paulo, entre 1935 e 1936.
O arquiteto Oscar Niemeyer foi destaque na arquitetura brasileira em meio a Segunda República, mas foi literalmente reconhecido com a sua obra em Minas Gerais.
Em Belo Horizonte, gerou um conjunto de construções ao redor do Lago da Pampulha, em 1943, dentre elas a Igreja de São Francisco de Assis, simbolizando o princípio da moderna arquitetura religiosa brasileira.