Guerra do Contestado

A República Velha (1889 – 1930)

Guerra do Contestado (1912 – 1916)

a) Revolta que teve início no governo Hermes da Fonseca (1910 – 12) e foi sufocada no governo Venceslau Brás (1914 – 1918) nos limites entre Paraná e Santa Catarina.

b) Características semelhantes à Guerra de Canudos: religiosidade, misticismo, messianismo e luta pela terra.

c) Lideres: monges João e José Maria.

Revolta da Chibata

a) Aconteceu no governo Hermes da Fonseca. Revolta no Batalhão Naval, no Rio de Janeiro, 1910.

b) Foi comandada pelo marinheiro João Cândido, conhecido como “Almirante Negro".

c) Causas da revolta:

Maus-tratos (surras de chibata) que sofriam os marinheiros.

d) Os rebeldes, sob o comando do negro João Candido, apoderaram-se de dois navios de guerra da marinha: os encouraçados São Paulo e Minas Gerais. Eles exigiam o fim dos castigos corporais, a melhoria nos soldos e redução da jornada de trabalho. Se as reivindicações não fossem atendidas, o Rio de Janeiro seria bombardeado.

e) O governo fingiu que negociaria com os revoltosos, mas optou por sufocar o movimento, condenando o líder João Cândido à prisão.

Revolta da Vacina

a) Marcou o governo Rodrigues Alves. Ocorreu no Rio de Janeiro, em 1904.

b) Esteve ligada às condições de vida da população: desemprego, péssimas condições de moradia, saneamento, fome, etc.

c) Destaque para o sanitarista Oswaldo Cruz, defensor das campanhas de vacinação obrigatória.

d) Foi instituída a Lei da Vacina (pivô da revolta; o povo, de modo geral, ficou contra a obrigatoriedade da vacinação instituída pela Lei da Vacina).

Revolta do Juazeiro

a) Ocorreu no Ceará, no sertão do Cariri, em 1914. Confronto armado entre as oligarquias cearenses, dominadas pela família Accioly, e o Governo Federal. O conflito originou-se da interferência do poder central na política estadual, nas primeiras décadas do século XX.

b) Foi liderada pelo padre Cícero e apoiada pelos coronéis que protestavam contra o interventor do Ceará, imposto pelo presidente Hermes da Fonseca.

c) Prevaleceu, no fim do conflito, a vitória dos sertanejos liderados pelo padre Cícero. Os Accioly voltaram a comandar o Ceará; o padre Cícero, a cidade de Juazeiro.

Pela Web

Sair da versão mobile