A palavra crônica vem do grego, “chronos” e quer dizer tempo, uma crônica é baseada em acontecimentos comuns do cotidiano e está classificada em:
Lírica: o texto escrito deve expressar sentimentalismo;
Filosófica: reflexe, ou observa um acontecimento ou evento;
Jornalistica: escreve notícias ou acontecimentos particulares;
Crônica-ensaio: é um texto escrito com intenção de criticar fatos sociais.
Resumo:
Dicas para se fazer uma boa crônica:
– Escolher um fato que chame a atenção, através de jornais ou revistas, pois é muito importante que o tema escolhido desperte a atenção do próprio autor.
– Você precisa ler sobre este tema, e ter opiniões sobre ele, e colocá-las no seu texto, pois esta é a principal característica de uma crônica.
– Quando começar a escrever, é importante que sempre deixe bem clara a sua opinião, relacionando o tema com você, como o que você pensa sobre o assunto. Coloque-se na situação sobre a qual está falando, e o que sente diante disso.
– Faça observações sobre o ponto de vista de outras pessoas, e se caso for o caso aponte uma solução.
– Estude bastante gramática, concordância e ortografia, um texto tem de ser claro e objetivo.
– Separe um tempo, se organize.
– Depois de terminar o texto, leia, faça correções do mesmo e altere o que for necessário. Outra dica importante é pedir para outra pessoa corrigir para você, outra opinião é sempre importante.
Sendo assim, é importante conhecer bem a estrutura de uma crônica para poder escrever, por isso, pergunte aos seus colegas, professores, pais, peça ajuda, afinal conhecimento nunca é demais,