É um documento que registra resumidamente as ocorrências , deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembléias.
Para evitar qualquer modificação posterior a ata deve ser redigida de tal maneira que isso não seja possível:
– sem parágrafos ou alíneas, ocupando todo o espaço da página;
– sem abreviaturas;
– números escritos por extenso;
– sem rasuras nem emendas;
– sem uso de corretivo
– com verbo no tempo pretérito perfeito do indicativo;
– com verbo de elocução para registrar as diferentes opiniões.
Se o relator cometer um erro, deve empregar a partícula retificativa “digo”, como neste exemplo: “Aos dezesseis dias do mês de julho, digo, de junho, de dois mil e cinco…”
Quando se constatar erro ou omissão depois de lavrada a ata, usa-se em tempo: “Em tempo: Onde se lê julho, leia-se junho”.
Veja a seguir um modelo de ata:
1. Título da Reunião:
2. Cidade, dd de mmm de aaaa das hh:mm as hh:mm:
3. Local:
4. Introdução: Descrição do título do evento, local, data, hora, participantes
5. Participantes: Nome completo/Instituição
6. Agenda: Agenda/pauta da reunião: temas tratados e respectivos responsáveis
7. Desenvolvimento: Descrição dos principais temas discutidos na reunião
8. Conclusões: Descrição das conclusões e decisões provenientes da reunião
9. Recomendações: Descrição das recomendações provenientes da reunião
10. Distribuição: Pessoas a quem a ata deve ser enviada