Tipos de raízes
• Subterrâneas ou terrestres
1. Raiz axial ou pivotante
São caracterizadas pelas dicotiledôneas. São formadas por uma única raiz primária e várias ramificações. Exemplo: feijão e os abacateiros.
2. Raiz Fasciculada
São caracterizadas pelas monocotiledôneas, são dotadas de raízes que saem do mesmo ponto, ficando embaraçadas. Exemplo: milho.
3. Raiz Tuberosa
A principal função das raízes tuberosas é o acúmulo de reservas da planta. Exemplo: beterraba, batata-doce.
Ela pode ser classificada em:
– Axial-tuberosa: reservas acumuladas no eixo principal. Exemplo: cenoura.
– Fasciculado-tuberosa: reservas acumuladas nas raízes secundárias. Exemplo: mandioca.
• Raízes Aéreas
1. Raízes-suporte
São as raízes que se originam a partir do caule e vão até o solo, servem de suporte para as árvores. Exemplo: milho.
2. Raízes-cintura
Estas raízes são aquelas que se desenvolvem ao redor de um suporte. Suas paredes celulares são fortalecidas com lignina e com velame, que se trata de uma epiderme pluriestratificada, que absorve toda a água despejada pelo caule. Este tipo de raiz é comum nas epífitas.
3. Raízes estrangulantes
Estas raízes possuem uma grande quantidade de ramificações, que têm o tronco das árvores como suporte para se enrolarem. Esse tipo de raiz não permite o desenvolvimento do vegetal, pois seu crescimento em espessura determina o estrangulamento da planta. Exemplo: mata-pau, cipó.
4. Raízes tubulares
São as raízes que se desenvolvem na horizontal sobre a superfície do solo, e exercem a função de respiração e fixação. Sua principal característica é a forma aplanada.
5. Raízes respiratórias ou pneumatóforos
São as raízes encontradas em ambientes aquáticos e estéreis; apresentam geotropismo negativo, e possuem pneumatódios, que são poros apropriados para captar oxigênio.
6. Raízes Grampiformes
É o tipo de raiz que tem uma ligação forte com o substrato. Permite a fixação do vegetal em locais com declives. Exemplo: Hera, Hera-miúda e em algumas epífitas.
7. Raízes sugadoras ou haustórios
Estas raízes são características de plantas parasitas. Pode ser classificada em hemiparasitas ou holoparasitas:
– Hemiparasita: quando a raiz penetra no caule de outra planta, atingindo o tecido lenhoso, e absorvendo a seiva inorgânica.
– Holoparasita: quando a raiz penetra no caule de outra planta, atingindo o tecido liberiano, e absorvendo a seiva orgânica.