Quais elementos formam uma garrafa pet?
Por Victor Palandi
A utilidade das garrafas pet é muito grande e variável. No artesanato, tem uma beleza incontestável nas mãos habilidosas das artesãs. Servem para o plantio de hortaliças e se transformam em sacolas, capas de cadernos e até em roupas. É um produto 100% reciclável e possui um baixo custo de produção.
Resumo:
A matéria prima da pet
Pet é uma das resinas termoplásticas da mesma familia do poliéster, que são polímeros, e possuam dois tipos de resinas: o termofixa e o termoplástica. A resina termoplástica é um polímero artificial, que dependendo da temperatura, permite ser moldado.
O petróleo é a matéria prima do plástico, e o poliéster, é muito utilizado como fibra sintética , sendo a matéria prima de embalagens.
Sua composição
O nome original do PET é Politereftalato de etileno. Ele possui 67% de fibras têxteis, 24% de embalagens processadas por injeção-sopro, 5% de filme bio-orientado e 4% de polímetro de engenharia.
É feito a obtenção do PET a partir da policondensação do bis-2-hidroxietil-tereftalato. A sintetização do BHET, pode ser realizada em dois procedimentos diferentes: um é transesterificação do dimetil tereftalato com etileno glicol, podendo ser catalisada por muitos complexos metálicos e o outro é o procedimento envolvendo uma esterificação direta do ácido tereftálico com etileno glicol.
A fórmula dos componentes
O Trióxido de antimônio (Sb2O3) é o catalisador mais usado, por ser ótimo em balanço de atividade catalítica, como: estabilidade química em estabilizante à base de fósforo.
Existem outros catalisadores que podem ser usados também, como: óxido de germânio mas, por ele possuir um alto custo; inviabiliza a disseminação do produto na produção.
Mesmo que o composto Sb2O3 tenha resultados positivos, ele possui um inconveniente por causa do catalisador, incluindo a partir da formação do produto secundário até a parte de decomposição do catalisador, e isto acaba gerando depósito de antimônio, gerando uma colorozação acinzentada no polímero. É por este motivo que encontramos antimônio residual nas embalagens feitas com PET. Cuidado quando for comprar algo que tenha Sb2O3 em seu composto, pois ele é um suposto carcinógeno humano.
Suas características
A garrafa PET possui algumas caracteristicas em seu preparo: é produzida industrialmente por esterificação diretamente do ácido tereftálico purificado com monoetileno glicol. O ácido tereftálico purificado e o monoetileno glicol são misturados, formando uma pasta e durante este processamento os dois acabam reagindo, passando por cristalização, formando o PET.
Possuir viscosidade intrínseca é uma das características das embalagens rígidas da resina PET, bem maior que as do PET aplicados em filmes e fibras. A viscosidade intrínseca, na forma mais comum de ser demonstrada em decilitros por grama (dl/g), é ser colocada diretamente no peso molecular . A segunda fase da preparação do PET, é formada pelo bis-2-hidroxietil-tereftalato, conhecido também pelo seu segundo nome: monômero da polimerização, retirando do meio uma quantidade de água, o monômero é transferido para a polimerização, que fica sob um alto vácuo, fazendo ocorrer a policondensação líquida. A próxima operação é a do glicol, que é eliminado da reação com o aumento do VI do polímero, que é retirado do polomerizador, resfriado; solidificado, cortado e armazenado.