Quando o assunto é química, sabemos que existe uma série de estudos e fenômenos importantes que ocorrem no dia a dia. Um deles é a termoquímica. Neste texto, você saberá o que é este evento e muitas coisas relevantes sobre ele. Confira agora:
Resumo:
Termoquímica
A termoquímica nada mais é que a parte da química que tem por objetivo principal estudar as quantidades de calor liberados ou que são também absorvidos durante uma reação química.
Isso porque, toda reação química é capaz de absorver ou de também gerar calor, contudo, podemos dizer que há sempre uma troca de energia entre essas reações. Dessa forma, a emissão ou absorção de luz, de calor, de eletricidade nada mais é que as devidas manifestações dessa energia que podem até mesmo provocar mudanças de estado físico nos componentes das reações.
Como calcular a termoquímica?
Para calcular a termoquímica é utilizada a entalpia que ajuda a calcular o calor de um determinado tipo de sistema. Essa é a forma mais usada para expressar o conteúdo de calor de determinado tipo de componente em uma reação química. Sendo assim, é comum que ocorra uma variação da entalpia, o que acontece por conta da diferença entre a entalpia dos produtos e a dos reagentes, por isso, o calor de uma reação se corresponde ao calor liberado ou absorvido durante uma reação.
Reações exotérmicas e endotérmicas
As reações químicas que são capazes de liberar o calor para o ambiente externo recebem o nome de reações exotérmicas. Os demais tipos de reações das quais são capazes de absorver calor do meio externo são chamadas de reações endotérmicas.
Um exemplo disso é a cocção de alimentos. Um alimento que está sendo cozido sob o efeito do fogo está passando certamente por uma reação endotérmica, pois está sendo capaz de absorver todo o calor por meio do aquecimento do fogo. Ou seja, nesse tipo de reação é necessário oferecer o calor.
Já, uma reação de combustão, que provoca a perda de calor para o ambiente externo, é um exemplo de reação exotérmica. Pois ele está liberando todo o calor ao ambiente, diferente da endotérmica. Contudo, para este caso de reação química o calor não é necessário, pois ele é totalmente liberado por qualquer ambiente que estiver.