Alquimistas e a química
Por Victor Palandi
Você sabe o que significa Alquimia?
Para quem não sabe, a Alquimia é uma prática ancestral, trata-se da química que era exercitada na Era Medieval. Do século III a.C ao século XVI d.C houve um domínio dessa teoria de pensamento.
Nela eram reunidos, não apenas o conceito de química, mas também de física, astrologia, arte, medicina, metalúrgica, misticismo e religião.
A crença comum vai no sentido de que os alquimistas eram aqueles que buscavam encontrar na Pedra Filosofal, o poder de transformar tudo em ouro, além de proporcionar, àqueles que encontrarem, a vida eterna e a cura de todos os males.
A verdade é que o estudo em torno disso vai muito além.
Nas próximas linhas falaremos um pouco mais a respeito dessa prática e da sua relação com a química.
Resumo:
1# – O que buscam os alquimistas?
Como falamos na introdução do texto, os alquimistas buscavam muito mais do que aquilo que citamos.
Eles procuravam a transmutação espiritual. Eram metas de valor simbólico, que procuravam nada além do recurso próprio do organismo humano. Tal processo de purificação espiritual, segundo a teoria alquimista, é o que proporcionaria uma vida infinita.
2# – Influências
O caráter da alquimia era totalmente místico. Vinha de ciências ocultas como as da Mesopotâmia, Caldéia, Pérsia, Egito e Síria. Sempre mantendo um ar lendário e de mistério.
3# – A desconfiança em torno da prática
Os alquimistas costumavam utilizar fórmulas e recitações consideradas mágicas para invocar deuses e demônios que fossem favoráveis às operações químicas.
Por conta de fatores como esse, na Idade Média, muitos alquimistas acabaram perseguidos, acusados de terem pacto com o demônio. Muitos foram presos, excomungados, queimados vivos em fogueiras de Inquisição da Igreja Católica.
4# – Descobertas dos alquimistas
Nas descobertas dos alquimistas, algumas utilizadas até hoje, podemos ver uma forte associação com o que a química nos traz.
Entre elas podemos citar a fabricação de sabão, as técnicas de destilação, além da descoberta de novos metais e demais componentes.
5# – Principais finalidades da Alquimia
Também nesse quesito podemos ver uma forte influência em torno da química. A procura pela transformação, pelo diferente.
Os alquimistas procuravam transformar mercúrio e chumbo em ouro e prata; buscavam a longa vida, algo que pudesse curar todos os males e desenvolvesse a juventude; procuravam a transformação espiritual do alquimista.
Devaneios a parte, é evidente que essas práticas colaboraram e muito para os conceitos de química que temos hoje. Estudos que foram bastante importantes, ainda mais se levarmos em consideração a época em que foram realizados.