A água pode mudar de estado físico para outro dependendo do aumento ou diminuição da temperatura. Os estados físicos da água são: estado líquido, sólido e gasoso.
Resumo:
Estados Físicos da Água
Estado líquido
A água que bebemos que sai do chuveiro ou de uma torneira está em estado líquido, assim como a água dos mares, lagos e oceanos.
Quando observamos a água parada podemos notar que a superfície dela parece estar coberta de uma película oferecendo uma resistência, que chama-se de tensão superficial. Sobre essa superfície um inseto pode andar sobre a água parada sem afundar.
Estado sólido
O estado sólido da água é quando em temperatura muito baixa a água se transforma em gelo. Assim como a neve e os icebergs.
Estado gasoso
É a água em forma de vapor, não conseguimos vê-la quando está nesse estado. Assim como a água que existe no ar atmosférico, ou eliminada durante nossa respiração.
Mudanças de Estados Físicos
Vamos ver essas mudanças de estado físico da água no nosso dia-a-dia.
Solidificação
Quando colocamos água no congelador ela se transforma em gelo. Quando colocamos suco de fruta em forma com palito se transforma num delicioso sorvete gelado. O suco de fruta e a água estão em estado líquido, com a diminuição da temperatura dentro do congelador mudam do estado líquido para o estado sólido. A essa mudança de estado chamamos de solidificação.
Fusão
Se deixarmos o gelo fora do congelador sob uma temperatura ambiente derreterá voltando em seu estado líquido (água). O que ocorreu é que o gelo submetido a mais alta temperatura transforma-se em água. Assim como o sorvete fora do congelador derrete tornando-se líquido. A essa mudança de estado chamamos de fusão.
Vaporização
A vaporização é a passagem do estado líquido para o vapor, com o aumento da temperatura. Exemplo: a água que colocamos para ferver. A vaporização pode ocorrer de três formas: evaporação, ebulição e calefação.
Evaporação – a água dos mares e rios se aquece com os raios do sol, transformando-se em vapores formando as nuvens. Da mesma forma, ocorre com a roupa estendida no varal para secar, a água que está na roupa aquecida pelo calor do sol transforma-se em vapor indo para a atmosfera.
Ebulição
É o fenômeno pelo qual a água ferve a uma temperatura acima de 100° C. A água forma bolhas que sobem e descem e essa água passa para o estado de vapor.
Calefação
É a mudança brusca da água em estado líquido para vapor em alta temperatura.
Liquefação ou condensação
A água pode sair do estado de vapor e voltar ao estado líquido com a diminuição de temperatura. Exemplo: quando cozinhamos, os vapores saem da panela e formam gotinhas de água na tampa. Essas gotas quando atingem a superfície fria da tampa se transformam em líquido novamente. A esse fenômeno chamamos de liquefação ou condensação.