Substantivos – Definição, formação, classificação, flexão e grau
Hoje, aprenderemos sobre o substantivo. O que é? Qual a sua formação? Quais os tipos? Quais suas flexões? Confira e entenda essa classe de palavras!
Por Victor Palandi
Hoje, aprenderemos sobre o substantivo. O que é? Qual a sua formação? Quais os tipos? Quais suas flexões? Não é nada complicado, basta prestar muita atenção! Vamos começar!
Resumo:
O que é substantivo?
Substantivo é a palavra variável que denomina os seres em geral. Podemos ainda dizer que é tudo que nomeia as “coisas”. Quanto a sua formação, pode ser: primitivo ou derivado, simples ou composto. Quanto à classificação podem ser: concreto ou abstrato, próprio ou comum. Quanto à flexão, há: gênero e número. O substantivo possui derivação quanto ao grau (aumentativo, diminutivo e neutro). Vamos explicar cada um deles.
Formação do substantivo
O substantivo dá nome a todas as palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos, entre outros. Quanto à existência do radical o substantivo pode ser classificado em:
- Primitivo: palavras que não são derivadas de outras: Exemplo: flor, pedra, jardim.
- Derivado: possui derivação de outra palavra já existente na língua. Exemplo: pedreiro, jornalista.
- Simples: tem apenas um radical. Exemplo: água, sol, couve.
- Composto: tem dois ou mais radicais. Exemplo: água de cheiro, couve-flor, girassol.
Classificação do substantivo
Quanto à classificação dos seres pode ser:
Concreto: designa seres que existem ou que podem existir por si só. Exemplo: casa e cadeira. São considerados concretos os substantivos quando nomeiam divindades e seres fantásticos, independente da sua existência, e apresentam vida própria. Exemplo: Deus, fadas, duendes, anjos e almas.
Abstrato: designa ideias ou conceitos vinculados à existência a alguém ou alguma coisa. Exemplo: justiça, amor, trabalho.
Próprio: denota um único elemento que tenha um nome próprio dentro de um conjunto, identificado com letra maiúscula. Exemplo: João, Brasil, São Paulo, Cristina.
Coletivo: designa um nome singular dado a um conjunto de seres. Exemplo: biblioteca (conjunto de livros), turma (conjunto de estudantes), banda (conjunto de músicos).
Comum: são todos os demais substantivos que não são próprios. Exemplo: mesa, colchão, cama.
Flexão do substantivo
Os substantivos flexionam quanto ao gênero e quanto ao número. Quanto ao gênero podem ser masculino e feminino, e quanto às formas, podem ser: biformes, heterônimos, uniformes. Os uniformes são classificados em: epicenos, comum de dois gêneros, e sobrecomuns.
Quanto ao número, os substantivos apresentam no singular e no plural. Exemplo: menino = meninos, mal = males, anel = anéis.
Grau do substantivo
Quanto ao grau entende-se que não ocorre flexão, mas derivação. Nesse caso, o substantivo possui três graus: aumentativo, diminutivo e o neutro que são formados por dois processos: analítico e sintético.
Analítico: o substantivo é modificado por adjetivos que indicam sua proporção (tamanho). Exemplo: rato grande, casa pequena.
Sintético: modifica o substantivo por meio de sufixo. Exemplo: sapato/sapatinho/sapatão, casa/casinha/casarão.
Espero que tenha ajudado. Dê a sua opinião, pois ela é muito importante para nós.