Os termos essenciais da oração servem para entendermos melhor a estrutura e como ela funciona. Quando analisamos sintaticamente os termos da oração, dividimos em sujeito, predicado e vocativo.

Predicado

Quando identificamos e retiramos o sujeito, todas as palavras que restarem da oração é o que chamamos de predicado. O predicado também possui um núcleo que pode ser um verbo (predicado verbal), nome (predicado nominal) ou um verbo e um nome (predicado verbo-nominal). Vamos estudar como funciona cada um deles!

Predicado verbal

Predicado verbal é aquele em que seu núcleo é constituído por um verbo; ou seja, o verbo é a parte principal do predicado. Esse verbo pode ser classificado em: verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto, verbo transitivo direto e indireto e verbo intransitivo.

Verbo transitivo direto

Verbo transitivo direto é o verbo que exige um complemento.  Para reconhecer um verbo transitivo direto fazemos a pergunta ao verbo e temos a resposta “o que” sem uso de preposição.  Exemplo: Mariana comprou várias figurinhas. Nesse caso, o verbo comprar é verbo transitivo direto e o seu complemento, chamamos de objeto direto.

Verbo transitivo indireto

Verbo transitivo indireto é o verbo que exige complemento. Para reconhecer um verbo transitivo indireto, fazemos a pergunta ao verbo e temos a resposta “de que”. Exemplo: Mariana gosta de estudar. Nesse caso, o verbo gostar é verbo transitivo indireto, pois quem gosta, gosta “de quem” ou “de alguma coisa”. O complemento do verbo transitivo indireto, chamamos de objeto indireto.

Verbo transitivo direto e indireto

O verbo transitivo direto e indireto pede complemento com e sem preposição. O verbo atua de forma direta e indireta. Para reconhecer um verbo transitivo direto e indireto fazemos a pergunta ao verbo com e sem preposição. Exemplo: Prefiro comprar peixe à carne. O complemento do verbo transitivo direto e indireto é o objeto direto e indireto.

Predicado

Predicado nominal

Predicado nominal é aquele em que seu núcleo é constituído por um nome; ou seja, o nome é a parte principal do predicado. Esse nome é o predicativo do sujeito. O verbo utilizado no predicado nominal é o verbo de ligação. O verbo de ligação junta o sujeito ao predicativo. Exemplo: As meninas estavam muito alegres.  Nesse caso, o núcleo do predicado é “muito alegres”, que chamamos de predicativo do sujeito, ou seja, é o estado das meninas.

Predicado verbo-nominal

O predicado é verbo-nominal quando possui dois núcleos, sendo um verbo e outro o nome (predicativo do sujeito ou do objeto).