Hoje, aprenderemos sobre o adjetivo. O que é? Quais os tipos? Quais suas flexões? Vamos acompanhar, atentamente, pois saber sobre os adjetivos é fundamental no dia a dia.
Resumo:
Adjetivo
É a palavra que indica uma qualidade, um estado ao substantivo. São classificados em: adjetivo explicativo, restritivo, pátrio e composto.
- Adjetivo explicativo é o adjetivo que indica qualidade ao ser. É sabido por todos e não modifica o substantivo. Exemplo: toda água é transparente, todo gelo é gelado.
- Adjetivo restritivo é o adjetivo que indica qualidade que se adiciona ao ser, que pode ser alterada do substantivo. Exemplo: homem inteligente, leite enriquecido, livro interessante. Sendo assim, nem todo homem é inteligente, nem todo leite é enriquecido e nem todo livro é interessante.
- Adjetivo pátrio é o adjetivo que indica o lugar de origem de cada indivíduo e sua nacionalidade. Como por exemplo: nascido no estado de São Paulo é paulista, nascido na cidade de São Paulo é paulistano, no estado do Pará é paranaense.
- Adjetivo composto é o adjetivo que possui os seus elementos ligados por hífen. O último elemento concorda com o substantivo, enquanto os demais utilizam a forma masculina, no singular. Como por exemplo: lenço rosa-claro, sapato verde-escuro.
Flexão dos adjetivos
O adjetivo concorda com o substantivo em gênero e número: masculino e feminino; singular e plural.
O substantivo adjetivo é a forma primitiva do adjetivo quando representado por um substantivo, ou seja, quando o substantivo estiver qualificando um elemento ele manterá a sua forma primitiva e será denominado de substantivo adjetivado. Como por exemplo: a palavra monstro é um substantivo, dependendo de como é empregado na frase se torna um substantivo adjetivado, conforme exemplo: comícios monstro ou show monstro.
Graus do adjetivo
Os graus do adjetivo são: comparativo e superlativo.
1) O comparativo tem a função de comparar uma qualidade entre dois elementos ou duas qualidades de um mesmo elemento. São classificados em: igualdade – tão, quanto (como); superioridade – mais, (do) que; inferioridade – menos, (do) que.
2) O superlativo indica a qualidade em grau muito elevado de um elemento. São dois os superlativos: absoluto e relativo.
Superlativo absoluto: pode ser classificado como analítico ou sintético.
- Absoluto analítico ocorre quando o adjetivo é modificado por um advérbio. Exemplo: Camille é muito bela.
- Absoluto sintético ocorre quando há o acréscimo de um sufixo. Exemplo: Camille é belíssima.
Superlativo relativo: pode ser de superioridade ou sintético.
- Superioridade: engrandece a qualidade do substantivo como o “mais” entre todos os outros. Exemplo: Emilly é a mais astuta.
- Sintético: engrandece a qualidade do substantivo como o “menos” entre todos os outros. Exemplo: Emilly é a menos astuta.