O que é sujeito e predicado de uma oração?
Por Victor Palandi
Para que uma frase tenha significado, são fundamentais alguns termos básicos e essenciais. Entre eles temos o sujeito e também o predicado. Mas, será que você sabe o que é o sujeito ou o predicado de uma determinada oração? Neste artigo vou te mostrar o que é cada uma delas e, ainda, diversos exemplos explicativos. Confira agora:
Resumo:
O que é o sujeito
O sujeito geralmente faz referência a tudo aquilo que se nomeia e que se encontra na oração fazendo-se referência. É o termo sobre o qual o restante da frase diz algo.
O que é o predicado
Já o predicado é aquilo pelo qual está complementando o sujeito na oração. Com isso, é o termo que precisa de um verbo e está informando na oração algo sobre o sujeito citado. Para ficar ainda mais claro e que você entenda na prática, vou te mostrar a partir de agora exemplos de frases com sujeito e predicado, veja:
Exemplos de orações
As praias estão cada vez mais sujas: “as praias” é o sujeito da oração, pois veja que ela é o nome para que todo o resto da frase faça sentido. Já o restante “estão cada vez mais sujas” faz referência ao predicado, pois está complementando, possui verbo e faz relação ao nome.
A geladeira quebrou hoje: “a geladeira” é o sujeito e “quebrou hoje” é o predicado da oração.
O Brasil foi campeão de futebol: “o Brasil” é o sujeito e “foi campeão de futebol” é o predicado da oração.
Mas é necessário se atentar quanto a posição do sujeito na frase, isso porque, dependendo da posição de seus termos, a oração pode ser: direta ou indireta.
O que é a oração direta
A oração na forma direta é aquela da qual o sujeito “nome” está sempre antes do predicado (complementa o sujeito e possui verbo). Um exemplo bem claro disso é a seguinte oração:
As crianças brincavam alegremente: “as crianças” é o sujeito da frase e o demais “brincavam alegremente” é o predicado.
Já por outro lado temos também a oração indireta, que é totalmente o contrário. Veja:
O que é a oração indireta
Na oração indireta o sujeito aparece sempre depois do predicado. Veja um exemplo:
Alegremente, as crianças brincavam: “alegremente” e “brincavam” faz referência ao predicado e “as crianças” está relacionado ao sujeito da frase.