Erros de português estão entre os principais motivos para eliminação de candidatos
Processos seletivos para empregos levam, cada vez mais, em consideração conhecimentos básicos da língua portuguesa.
Por Rodrigo Duarte
, atualizado em
Os processos seletivos realizados pelas empregas para preencher suas vagas de empregos contam com as mais variadas estratégias para contratar a pessoa ideal para cada cargo. E uma das ferramentas cada vez mais utilizadas pelas companhias são provas, que vistam testar os conhecimentos dos candidatos diferentes áreas do conhecimento.
E, cada vez mais, os candidatos precisam ficar atentos ao que escrevem nas provas de português. Uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Catho indica que um dos principais motivos para eliminação dos candidatos acaba sendo justamente os erros de português cometidos. O problema estaria superando até mesmo a falta de experiência dos candidatos.
Resumo:
Falta de atenção
Mais do que o conhecimento propriamente dito das regras do português, os erros acabam sendo interpretados de formas diferentes pelos recrutadores, tanto das empresas mesmo quanto das recrutadoras. De acordo com a pesquisa, os problemas indicam que os candidatos possuem falta de atenção, além da falta de domínio no idioma.
Outros fatores
A pesquisa indica também alguns outros fatores que aparecem entre os principais na hora de eliminar um candidato de um processo seletivo. A falta de experiencia ainda aparece como um dos problemas principais, na segunda colocação entre os principais motivos. A ausência de objetivos profissionais no currículo também surge como um dos principais motivos para exclusão do candidato.
Um fator que ainda costuma ser bastante levado em consideração pelas empresas é a distância da moradia do candidato. Portanto, se candidatar para as vagas mais próximas da casa da pessoa costuma ser um fator que ajuda na conquista da vaga.
Currículo
Um outro dado importante que surge na pesquisa para aqueles que estão buscando novas vagas está diretamente relacionado ao documento que serve como primeiro contato entre os candidatos e os empregadores: o currículo. De acordo com a pesquisa, de cada 50 currículos recebidos, apenas 10 são chamados para entrevista. E um dos principais motivos é a falta de atenção que as pessoas acabam tendo na hora de criar o documento.