Dicas de redação para vestibulares

Escrever bem e de forma coerente não é nada fácil! É preciso disciplina e muito treino. Algumas técnicas de como redigir de forma coerente são ensinadas em cursos on line e o assunto é bastante procurado. Afinal, esse é um conhecimento preciso em qualquer circunstância, principalmente para aqueles que prestarão vestibulares e concurso público.

Como iniciar a redação

Primeiramente, verifique a técnica de redação a ser usada. Geralmente, em vestibulares, a técnica usada é a dissertativa-argumentativa. Nesse caso, além de dissertar sobre o assunto, é preciso argumentar e esclarecer sobre seus argumentos.

Nunca se afaste do assunto proposto. É sempre utilizada a mesma sequência, ou seja, inicie redigindo a introdução e desenvolva o assunto; não se esqueça da argumentação para posterior conclusão. Parece bem fácil, não é mesmo? Se para você não é bem assim, daremos algumas dicas de como você deve redigir.

 Uso da linguagem

Coerência – releia o texto

O tempo é imprescindível, mas reler o texto é essencial. Analise se a introdução está de acordo com o assunto proposto; se os argumentos estão convincentes e de acordo com o assunto principal; e se a conclusão sustenta a tese inicial. Todos esses são pontos fundamentais e verificados pelos examinadores da banca. É preciso muita atenção e concentração.

Verifique se no texto você não colocou muitas palavras repetidas. Se afirmativo, troque por sinônimos, veja se o sentido permanece o mesmo.

Cuidado com a pontuação! Nunca separe o sujeito do predicado com vírgula. Esse tipo de erro é muito comum quando se está nervoso e preocupado. Preste atenção!

Atente-se na acentuação e reveja todo o conteúdo antes de transcrever a redação para a folha oficial.

Cuidado no momento de transcrever o texto para a folha oficial; tenha calma para não errar. Faça uma cópia fiel do texto. Respeite todos os parágrafos redigindo de forma legível.

Pela Web

Sair da versão mobile