O Facebook, Twitter e tantas outras redes sociais são as principais ferramentas de informação para muita gente no contexto atual. Paralelo, para atender uma demanda de coisa mais pessoal e institucionalizada, temos a presença do blog. Afinal, para que serve esse jovem rapaz? Acompanhar tanta evolução e tanta inovação, afinal de contas não dá para perder o bonde. Você vai entender agora como funciona essa ferramenta comunicacional que também preza pela agilidade.
Resumo:
Da carta para o contexto atual
O blog é um espaço virtual, um primo do site, uma página instalada na Internet que permite diferentes formas de exploração do conteúdo. É possível que você inclusive tenha um blog ou que aprecie alguns blogueiros. Se você ainda não possui um blog, mas demonstra interesse em criar, quais devem ser as características desse tipo de canal?
Qual o perfil do blogueiro, esse emissor que escreve? Afinal de contas, ele vai registrar, na maioria das vezes diariamente, as suas ideias naquele espaço. Alguns, falarão de seus próprios sentimentos, da vida pessoal. Outros, mostrarão o próprio trabalho: uma professora, uma artista e etc. É uma excelente ferramenta para apresentar um portifólio.
O que vai chamar a atenção no blog é a definição do assunto a ser tratado. Não dá para tratar de culinária e de economia em um mesmo local. É preciso que exista uma relação entre os conteúdos e que a segmentação seja observada. Existem blogs de humor, coluna social, assuntos mais específicos ligados às lutas sociais.
É importante destacar que, além desses blogs, há os blogueiros específicos para notícias quentes, notícias do dia a dia. Esses espaços acabaram ganhando bastante expressão em municípios menores, justamente por explorarem todo o tipo de notícia que circula na cidade e que, em outros tempos, era explorada apenas pelas emissoras de tv ou rádios locais.
Outra característica importante dos blogs e demais redes sociais que compõem a nova sociedade virtual é a interatividade de tais espaços. O receptor da mensagem pode conversar com quem escreveu, dar a sua própria opinião e emitir críticas. É um passo importante para a construção de espaços colaborativos na internet. Além disso, há outras facilidades que dizem respeito ao recebimento dos textos diretamente no e-mail do leitor interessado.