Aspectos Gerais do Parnasianismo
Por Redação
Parnasianismo
1. ASPECTOS GERAIS
CRONOLOGIA – Cronologicamente, o Parnasianismo durou no Brasil de 1880 a 1893. A influência do movimento, entretanto, estendeu-se até a primeira década do século XX.
INÍCIO NO BRASIL – As primeiras obras do Parnasianismo brasileiro foram:
a) Sonetos e Rimas (poesias, 1880), de Luís Guimarães Júnior.
b) Fanfarras (poesias, 1882), de Teófilo Dias.
POESIA REALISTA – A denominação “poesia realista” não vingou. Por influência européia, dá-se o nome Parnasianismo à produção poética do Realismo-Naturalismo.
OPOSIÇÃO AO ROMANTISMO – As manifestações poéticas durante a vigência do Realismo-Naturalismo opunham-se radicalmente ao Romantismo.
ORIGEM – O movimento parnasiano surgiu na França, com a publicação de uma séria de antologias denominada Parnaso Contemporâneo. Por meio delas, pregava-se um modo novo de fazer poemas: sem a emoção e o subjetivismo da época romântica.
ORIGEM DO NOME – O nome Parnasianismo foi inspirado na mitologia grega. Parnaso era o monte consagrado a Apolo (o deus da beleza) e às musas (divindades inspiradoras da poesia).
CULTURA GREGA – Tomando a cultura grega como modelo, os parnasianos retornavam à época clássica. Fugiam, assim, da influência romântica e adotavam uma linguagem menos brasileira, com gosto por termos rebuscados e eruditos.
INFLUÊNCIA DURADOURA – A poesia com gosto refinado, mostrando perfeição, agradou o público leitor brasileiro da época. Prova disso é a extensão da influência parnasiana: não desapareceu nem com as primeiras manifestações modernistas.
2. CARACTERÍSTICAS DO PARNASIANISMO
ARTE PELA ARTE – É a arte pelo simples prazer de fazer arte, sem a influência dos sentimentos, das emoções.
PERFEIÇÃO FORMAL – O poeta busca, a qualquer custo, a perfeição exterior dos poemas. Passam a ter valor os seguintes aspectos:
a) rimas ricas e raras;
b) vocabulário erudito, às vezes técnico- científico;
c) composição de soneto (2 quartetos e 2 tercetos);
d) clareza e lógica;
e) poesia descritiva;
f) ausência de emoção.