Foi divulgada uma lista que mostram os dados referente a avaliação das Universidades e Faculdades do Brasil. Os dados são obtidos através das avaliações realizadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do MEC (Ministério da Educação).
O que chama atenção é a quantidade de universidades que foram avaliadas e que acabaram ficando com uma média abaixo do que é considerado aceitável para uma instituição de ensino no Brasil. De acordo com as informações divulgadas, de 2.132 instituições avaliadas, 307 foram consideradas insatisfatórias.
O parâmetro é o IGC (Índice Geral de Cursos), indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior do Brasil. A nota vai de 1 a 5. As instituições que ficam na faixa abaixo de 3 são consideradas insatisfatórias, e as que ficam com 4 e 5 são consideradas excelentes. Os números mostram que 0,1% das instituições ficaram na faixa 1, enquanto que 14% ficaram na faixa 2.
As instituições que não são consideradas com aprovadas pelo conceito aplicado pelo INEP podem acabar recebendo uma série de punições, tias como ficarem impedidas de abrir novos campi, aumentar número de vagas em cursos já existentes, dentre outras penalidades.
Confira algumas das piores instituições de ensino superior do Brasil:
- Universidade do Tocantins
- Conservatório Brasileiro de Música – centro universitário
- Centro universitário Paulistano
- Centro Universitário Luterano de Manaus
- Centro Universitário Unirg
- Centro Universitário Fluminense
- Centro Universitário de Jales
- Faculdade de Odontologia de Manaus
- Faculdade Candido Mendes de Vitória
- Escola de Engenharia de Agrimensura
- Faculdade da Amazônia
- Instituto Superior de Educação Vera Cruz
- Faculdade de Tecnologia de Cruzeiro do Oeste
- Faculdade Integrada de Araguatins