Níveis de organização
Os seres vivos estão organizados em níveis, estes níveis estão em uma ordem crescente de acordo com o nível que cada um abrange:
Veja:
As macromoléculas
Alguns componentes celulares são indispensáveis para qualquer forma de vida, como as proteínas, carboidratos, lipídios, nucléicos.
A bioquímica é responsável pela compreensão da estrutura e funcionamento do corpo humano e destes componentes celulares.
Estruturas Celulares
Quando as macromoléculas se constituem ao organismo, vários pedaços das célula. começam a ser formados, como a membrana, o núcleo, o citoplasma.
Células
A citologia é a área que estuda as estruturas das células.
A célula é a unidade fundamental da vida, ou seja, para um ser vivo possuir vida, ele deverá ser formado por uma célula. As células são geralmente muito pequenas e, dificilmente, visíveis a olho nu. Por isso, apenas depois da invenção do microscópio é que foi possível observar uma célula pela primeira vez.
Tecidos
histologia é a área da biologia que estuda a formação, os tipos e as funções dos tecidos.
Os tecidos são conjunto de células com características morfológicas (forma) e fisiológicas (função) semelhantes.
Órgãos
A anatomia é a área que estuda os órgão e suas funções.
Os órgãos são formados pelo agrupamento dos tecidos, são eles: coração, pulmão, cérebro, fígado, etc.
Sistemas
A Fisiologia estuda a função de cada sistema e seus órgãos.
Os sistemas são formados pelos órgãos, cada sistema é formado por um grupo de órgãos que trabalham com uma determinada função parcialmente semelhante. Alguns exemplos de sistemas são: sistema nervoso, sistema respiratório, sistema circulatório, etc.
Organismo
Um organismo ou um ser vivo é formado pela união dos sistemas.