Povos ascendentes polinésios já moravam nesta região há cerca de 1000 anos, quando os maori chegaram ao local. Em seguida, os europeus na pessoa do navegante holandês Abel Tasman m 1642 que mapeou as ilhas e fez outras viagens com o capitão inglês James Cook para explorar todo o litoral até 1769. Ao iniciarmos o século XIX, aspectos do extrativismo, da caça às focas e baleias passaram a atrair mais europeus para a Nova Zelândia.
Maori e governos constitucionais
Em 1850 é demarcada a constituição de um governo. Os maori conseguem ter espaço no parlamento apenas em 1867. No aspecto do desenvolvimento econômico, a pecuária é observada com pujança. Reformas sociais são demandadas para que o bem estar social seja observado na região. Mas, com o domínio dos ingleses, muito caminho se tinha pela frente. Em 1907 a Nova Zelândia foi declarada como domínio dos ingleses. A autonomia só chegou a partir de 1947 com o Estatuto de Westminster em 1947, que formalizou relações antigas. O povo maori foi sendo miscigenado com o europeu e houve uma mistura cultural. Nas últimas décadas, tem melhorados suas condições de vida e buscado manter as tradições seculares.
Nova Zelândia
A Nova Zelândia é um país formado por duas ilhas extensas. Está localizado no Sudeste do Oceano Pacífico. Sua capital é a cidade de Wellington.
Nas planícies da ilha do Sul, destaca-se a produção de trigo, cevada, batata, e a criação de ovinos e bovinos, para a produção de lã, carne e laticínios.
Na ilha do norte, estão concentrados os principais pólos industriais, onde se destacam os setores de produtos eletrônicos, têxteis e alimentícios. Estão localizadas nesta área as principais cidades do país: Auckland e a capital Wellington.