Foi publicado nesta semana o edital completo do processo seletivo Vestibular do primeiro semestre de 2025 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). De acordo com os dados do documento, a Universidade pretende preencher 3.934 vagas nos seus mais variados cursos.

UTFPR publica edital Vestibular 2025/1

As inscrições serão abertas a partir do dia 19 de agosto e segue até o dia 9 de outubro. A taxa de inscrição que está sendo cobrada para este processo seletivo é de R$ 150. O prazo máximo para pagamento será dia 10 de outubro, e poderá ser feito tanto através de boleto quanto pelo Pix.

A isenção do pagamento da taxa de inscrição poderá ser solicitada até o dia 22 de setembro. O benefício será concedido para os candidatos que comprovarem não poder arcar com o valor, mediante inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que apresente renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

Ao todo, são ofertadas 3.934 vagas em 117 cursos dos 13 campi da Universidade. Em Santa Helena são 106 vagas distribuídas entre os cursos de Agronomia, Ciência da Computação e Ciências Biológicas.

Metade das vagas ofertadas no Vestibular é reservada para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Destas, 50% é voltada a cotistas oriundos de famílias com renda bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita. As demais são para candidatos cotistas independente de comprovação de renda familiar. Além disso, há reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e para pessoas com deficiência.

UTFPR publica edital Vestibular 2025/1

Candidatos autodeclarados pretos e pardos devem apresentar-se às bancas de heteroidentificação, previstas para serem realizadas entre 24 de outubro e 8 de novembro.

As provas estão agendadas para acontecer no dia 17 de novembro. Os candidatos terão que responder duas provas: uma de conhecimentos gerais, com 60 questões objetivas das disciplinas Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira Moderna, Filosofia e Sociologia, e outra de redação em língua portuguesa. Para as questões de Língua Estrangeira Moderna, é permitido escolher entre os idiomas espanhol e inglês no momento da inscrição.

O edital completo poderá ser conferido aqui. https://www.utfpr.edu.br/cursos/estudenautfpr/vestibular/vestibular/editais/processo-seletivo-vestibular-2025-1-edital-de-abertura